Morreu hoje, aos 89 anos, a lendária atriz que ficou mais conhecida por seu papel icônico como Professora Minerva McGonagall na série de filmes de sucesso Harry Potter.
Os filhos de Maggie Smith, Toby Stephens e Chris Larkin, emitiram a seguinte declaração: “É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dame Maggie Smith.”
“Ela faleceu pacificamente no hospital na madrugada desta sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias.”
“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital pelo cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias. Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento.”, dizia o comunicado.
Dame Maggie Smith nasceu em 1934 e cresceu na cidade inglesa de Oxford, onde começou a atuar quando adolescente. Ela apareceu em inúmeras peças, incluindo uma comédia musical intitulada Share My Lettuce, em 1957.
Mas foi somente no ano seguinte que ela estreou no cinema, com Sem Saída (Nowhere to Go), um suspense lançado em 1958 – onde ficou claro que ela havia conquistado seu nome no início de sua carreira, já que foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Baftas.
Onze anos depois, em 1969, ela foi a protagonista de A Primavera de uma Solteirona (The Prime of Miss Jean Brodie), uma adaptação para o cinema do romance de Muriel Spark. Sua atuação como uma professora escocesa que admirava o ditador italiano Benito Mussolini lhe rendeu um Oscar de melhor atriz em 1970.
Três anos depois, ela foi indicada novamente ao prestigioso prêmio, embora não o tenha levado para casa, mas Smith não precisou esperar muito para ganhar seu segundo Oscar, em 1979.
Desta vez, ela ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel em California Suite.
Smith ganhou um total de dois Oscars, foi indicado em outras quatro ocasiões e levou para casa impressionantes oito prêmios Bafta.
A falecida Rainha Elizabeth II concedeu a Smith o título de Dama em 1990 por suas contribuições às artes e, 24 anos depois, em 2014, ela foi condecorada como Membro da Ordem dos Companheiros de Honra por serviços prestados ao teatro.
Imagem de Capa: Reprodução Warner Bros.
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…