Geralmente é por isso que você pode ficar incomodado em comer muito de um suculento abacaxi de uma só vez: sua boca pode ficar literalmente dolorida demais para continuar.
No entanto, o fenômeno causou indignação entre os fãs da fruta, com muitos recorrendo às redes sociais para compartilhar suas frustrações.
“Olha, sim, abacaxi faz minha boca coçar. Mas o que eu vou fazer, não comer abacaxi? Isso é ridículo”, escreveu uma pessoa.
Enquanto outro comentou: “Quem imaginaria que uma fruta como o abacaxi poderia deixar uma boca tão dolorida e com coceira. Ainda é minha fruta favorita.”
Bem, isso tem a ver com uma enzima presente no abacaxi, chamada bromelaína, que é um tipo de enzima como protease, que decompõe proteínas em aminoácidos.
Quando o abacaxi é consumido, a bromelaína pode quebrar algumas proteínas que formam uma camada protetora em nossas bocas, permitindo que a acidez do abacaxi comece a causar uma irritação.
Mas a enzima não é a única razão pela qual nossas bocas podem formigar – há também outro culpado que vem na forma de minúsculos “espinhos” na fruta.
Obviamente você não consegue ver esses espinhos, que na verdade são chamados de ráfides, mas eles são afiados o suficiente para causar efeito.
De acordo com o Dr. Michael P. Sheehan, os ráfides podem causar pequenas escoriações em nossas línguas e bochechas, dobrando a sensação de dor quando o suco ácido entra em nossas bocas.
Então, tudo isso significa que enquanto o café está lhe dando uma sensação de euforia e o chocolate lhe dá uma dose de dopamina, o abacaxi está, na verdade, lutando contra ser comido com seus mecanismos naturais de defesa.
Obviamente, a fruta não é páreo para os nossos dentes, mas a ideia de ser atacado por dentro deixa alguns fãs de frutas desconfortáveis.
“Ele está digerindo você… de volta…”, comentou uma pessoa após aprender a lição perturbadora. Outro usuário de mídia social escreveu: “Tecnicamente, enquanto você come abacaxi, ele está te comendo de volta ao mesmo tempo.”
Talvez você pense duas vezes antes de comer abacaxi na próxima vez, mas tenho certeza de que as pessoas concordarão que vale a pena o esforço.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…