Recentemente, uma jovem foi criticada online após ter uma opinião polêmica. Desse modo, ela afirma que ter filhos é um ato egoísta. No entanto, essa afirmação desencadeou uma acalorada discussão online, dividindo opiniões sobre se ter filhos é uma escolha egoísta ou altruísta.
A jovem argumenta que ter filhos é movido pelo desejo de construir uma família, não necessariamente pela melhor escolha para as crianças. Dessa maneira, ela levanta a questão sobre se as pessoas ainda teriam filhos se tivessem que enfrentar os desafios da vida imediatamente, ao sair da adolescência, trabalhando arduamente para sustentar qualquer estilo de vida.
A postagem provocativa não foi bem recebida por muitos, gerando uma onda de críticas.
“Policiar o que as pessoas fazem com seus corpos também é um ato egoísta. Faça o que quiser, mas não force isso a outras pessoas”, disse uma internauta. Já outro, a chamou de ‘idiota’.
Maternidade como altruísmo
Alguns argumentam que ter filhos é, na verdade, um ato altruísta. Portanto, algumas mães compartilham experiências positivas, enfatizando a alegria de criar filhos e o sacrifício pessoal em prol do bem-estar das crianças.
Para elas, proporcionar uma chance de existência e compartilhar amor é uma escolha motivada pelo desejo genuíno de contribuir para o mundo.
Entretanto, há quem concorde, de certa forma, com a ideia de egoísmo na decisão de ter filhos.
“Eu concordo que as pessoas que querem ter filhos são egoístas, apenas o desejo básico de um bebê é um pensamento egoísta em si, pois não é totalmente necessário que eles se reproduzam, mas eles querem isso para seu próprio benefício. ‘, disse uma mulher.
“Achei que era o único que tinha esse pensamento e geralmente não digo isso porque as pessoas são muito defensivas para esse tipo de conversa, mas sim, não há razão altruísta para se reproduzir no clima atual”, disse outro.
A polêmica postagem levou até mesmo algumas mães a repensarem suas próprias decisões. Uma gestante do sexto filho expressa dúvidas sobre trazer mais crianças ao mundo, considerando o cenário atual. Outra mãe reconhece sentir-se egoísta por trazer seus filhos a um mundo repleto de desafios e incertezas.
Imagem de Capa: Canva