Uma mulher diagnosticada com câncer de cólon estágio 4, compartilhou nas redes sociais alguns sintomas que percebeu em seu corpo mas que “achou” normal.
Em um vídeo publicado no TikTok, que viralizou, Radwah Oda, de Houston, Texas, EUA, decidiu dividir sua história para conscientizar sobre o que ela inicialmente desconsiderou, até receber o difícil diagnóstico.
“Se você tiver algum desses sintomas, não se preocupe, mas vá ao médico.”, alerta Radwah em sua publicação.
Um dos primeiros sintomas notados por Radwah foi a alteração na forma de suas fezes, que se tornaram anormalmente finas. “Minha desculpa na época foi que devia ser prisão de ventre,” contou ela.
Embora estas características nas fezes, ocasionais, possam não ser preocupantes, mudanças consistentes na forma ou tamanho das fezes podem indicar uma obstrução no cólon, que pode ser causada por um tumor.
Radwah desconsiderou a presença de sangue nas fezes, acreditando que era sintoma de hemorroidas, associado à prisão de ventre. No entanto, este sintoma pode indicar sangramento no trato digestivo, relacionado ao câncer colorretal ou outras condições graves.
Ela também descreveu uma sensação constante de evacuação incompleta. “Toda vez que eu ia ao banheiro, ainda sentia que precisava ir mais,” disse. “Eu não me sentia esvaziada e ficava me esforçando, mas nada saía. De novo, eu só pensei que era prisão de ventre.”
Chamada de tenesmo, essa sensação pode ocorrer quando um tumor obstrui o intestino, impedindo a evacuação completa ou causando a sensação de que é necessário evacuar.
A dor abdominal é um sintoma frequente do câncer de cólon, mas dores em outras áreas do corpo podem sugerir que a doença se espalhou.
Radwah também relata ter sentido dor no lado direito, perto do seio, mas que inicialmente pensou ser causada por um sutiã justo demais. “Eu só pensei que meu sutiã estava muito apertado, mesmo que fosse apenas de um lado,” disse ela.
Entretanto, ela descobriu que essa dor estranha na verdade era resultado do câncer que havia metastizado para o fígado.
“Eu sentia uma fadiga crônica extrema, não importava quantas horas de sono eu tivesse à noite. Eu ainda precisava tirar cochilos várias vezes durante o dia, e nada realmente ajudava,” explicou Radwah.
A fadiga, frequentemente atribuída ao estresse ou à rotina diária, pode ser um indicativo de condições médicas mais graves, incluindo o câncer.
@radwah.oda Colon cancer symptoms #coloncancer #stage4cancer #coloncancerawareness #mdandersoncancercenter ♬ Deep Understanding – Dominic DiTanna
Radwah Oda compartilhou sua experiência para destacar a importância de reconhecer sinais sutis e agir com atenção. Embora esses sintomas nem sempre indiquem câncer, é fundamental não ignorá-los.
A detecção precoce é essencial no sucesso do tratamento e na melhoria das chances de recuperação. Caso perceba algum desses sinais, busque a orientação de um profissional de saúde.
Imagem de Capa: Reprodução
A Netflix possui um catálogo extenso e cheio de filmes incríveis. No meio das centenas…
Após um longo processo, um jovem de 20 anos ficou preso por mais 24 horas…
Secar roupas dentro de casa é uma prática comum, especialmente durante os meses mais frios…
Uma especialista revelou alguns traços comuns que podem indicar que você é autista não diagnosticado.…
Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo um filme de suspense baseado em uma história…
O envelhecimento é um processo natural, mas fatores externos podem acelerar ou retardar seus efeitos.…