Uma jovem de 26 anos viralizou no TikTok depois de compartilhar sua jornada de permanecer o ano de 2024 inteiro sem gastar dinheiro em nada “que não seja uma necessidade absoluta”.
A estudante do Reino Unido Mia Westrap explicou que chegou a um ponto no ano passado em que ficou com dificuldade para “fazer qualquer coisa que quisesse, porque estava muito estressada tentando fazer o dinheiro durar o mês todo”.
No entanto, ela revela como levou o seu orçamento ao próximo nível ao tentar ficar um ano sem compras consideradas desnecessárias ou fúteis.
Através de uma coluna para o Business Insider, ela avalia que seu “ano sem comprar” a ajudou muito em outros aspectos de sua vida, e não apenas em termos financeiros.
“Cresci em uma família de classe trabalhadora baixa e, quando fui para a universidade, não tinha noção de como administrar meu dinheiro”, escreveu Mia. “Em três anos de faculdade, consegui colocar cerca de três mil no meu cheque especial.”
“Depois que me formei e comecei a conseguir empregos com salários mais altos, o dinheiro ainda não dava para ganhar, independentemente de como eu fosse paga. Eu não sentia que estava vivendo esse estilo de vida realmente extravagante. Mas a realidade é que eu estava saindo para jantar e beber o tempo todo e comprando as roupas e livros que eu queria.”, contou.
Depois de nunca ter nada sobrando todos os meses, Mia decidiu tentar um ano sem comprar, enquanto documentava sua jornada no TikTok. Ela explicou: “Meu ‘não comprar’ é essencialmente tudo que não é uma necessidade absoluta. A única coisa que realmente me permiti comprar, que não é uma necessidade absoluta, foram ingressos de cinema.”
“Eu moro bem do lado de um cinema e isso me traz alegria. Vou talvez uma ou duas vezes por mês e custa cerca de oito ou nove libras. Não como mais fora, não compro comida em pequenas lojas de conveniência e realmente me esforço para fazer compras semanais e preparar minhas próprias refeições. Quanto a sair para beber, só bebo água e isso não me impede de sair com meus amigos.”, detalhou Mia.
Mia disse que “não tinha noção de como administrar meu dinheiro”, mas que agora se sente muito mais realizada em outras áreas de sua vida. “No começo, senti que seria uma grande mudança, mas era janeiro e eu não queria sair de casa de qualquer maneira porque estava congelando lá fora. Ficou mais difícil no verão, quando eu queria comprar roupas de verão, ir a um jardim de pub, me presentear e ter o verão dos meus sonhos.”
Mas que ao seguir suas regras rígidas, Mia afirma que sentiu um peso tirado dos ombros. “Agora, se alguém na minha vida tiver uma emergência, saber que eu serei capaz de apoiá-lo aliviará muito minha ansiedade”, acrescentou ela.
“Também me ajudou a construir relacionamentos mais significativos. No passado, eu até fiquei em relacionamentos por tempo demais porque sentia que não tinha condições financeiras o suficiente para ficar solteira. Agora, em todos os aspectos da minha vida, sinto um pouco mais de liberdade e independência.”, concluiu.
@miawestrap What I spent this week during my #nobuyyear 🫠 #savingmoney #whatispendinaweek #nospendchallenge ♬ Booing, Small Crowd of Men – Authentic Sound Effects
Imagem de Capa: Reprodução
Recentemente, uma estrela de site de conteúdo adulto afirmou ter quebrado um recorde mundial ao…
As amizades são algumas das relações mais gratificantes da vida, mas também podem ser complicadas.…
Quando se trata de relacionamentos duradouros, talvez seja verdade que você nem sempre consegue tudo…
Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm sido promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo…
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…