Uma mulher teve todos os quatro membros amputados após contrair uma infecção ao comer tilápia contaminada com bactérias potencialmente mortais.
Laura Barajas, de 40 anos, não sabia que tinha risco de perder sua vida depois de comer filé de tilápia que comprou num mercado local em San Jose, Califórnia, no Estados Unidos.
No entanto, poucos dias depois de comer o peixe, Laura começou a sentir-se mal e os seus sintomas pioraram até que acabou indo procurar ajuda no hospital, onde permanece internada nos últimos meses.
Ela teve que ser submetida a uma cirurgia radical mas que salvou sua vida, que envolveu a amputação de seus membros.
Em entrevista ao KRON 4, uma amiga de Laura, Anna Messina, disse: “Tem sido muito pesado para todos nós. É terrível. Isso poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Ela quase perdeu a vida. Ela estava usando um respirador. Eles a colocaram em coma induzido. Seus dedos eram pretos, seus pés eram pretos e seu lábio inferior era preto. Ela teve sepse completa e seus rins estavam falhando.”
“Sejam gratos pelo que temos agora, porque pode ser tirado tão rapidamente e facilmente”, acrescentou Anna, que criou uma página GoFundMe para arrecadar fundos para ajudar a cobrir os custos médicos, bem como quaisquer necessidades de cuidados contínuos para a amiga.
Acredita-se que Laura contraiu uma infecção ao comer tilápia contaminada por vibrio vulnificus, sobre o qual os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram recentemente um alerta.
A especialista em doenças infecciosas da UCSF, Dra. Natasha Spottiswoode, alertou: “As maneiras pelas quais você pode ser infectado por essa bactéria são: você pode comer algo que está contaminado por ela ou ter uma ferida ou tatuagem na pele exposto à água onde essa microorganismo vive.”
Os especialista afirmam que as pessoas devem tomar precauções sensatas, evitando comer pescados crus. E também alertam que a infecção é particularmente muito mais perigosa para pessoas imunocomprometidas.
Imagem de Capa: KRON 4/GoFundMe