Não caia nessa: 5 frases que os manipuladores secretamente usam para controlar você

Os manipuladores são especialistas em enganar, usando sua arte de manipular as emoções das pessoas em seu benefício próprio, sem levar em consideração qualquer noção de justiça.

Eles criam uma espécie de astúcia, embora perturbadora, mas seus jogos podem causar danos sem ser facilmente detectado até que seja tarde demais, tornando a manipulação ainda mais perigosa para as suas vítimas.

Aqui estão 5 frases que os manipuladores dizem para fazer você se sentir louco

“Você está pensando demais”

Os manipuladores podem ser uma força complicada e intimidadora em qualquer situação. Eles costumam usar táticas psicológicas para fazer suas vítimas se sentirem malucas, como dizer-lhes que estão pensando demais.

Quando dizem isto, pretendem invalidar os sentimentos das suas vítimas, levando-as a duvidar dos seus próprios instintos e decisões. A implicação é que supostamente a vítima estaria exagerando os seus problemas ou imaginando dificuldades que não existem.

Isso efetivamente desvia a atenção de qualquer irregularidade por parte do manipulador, proporcionando uma saída fácil para eles e, ao mesmo tempo, fazendo a vítima se sentir insignificante e boba.

Portanto, quando um manipulador tenta dizer a alguém que está “pensando demais” em algo, as vítimas devem permanecer confiantes em saber que os seus pensamentos são válidos e devem ser respeitados por todos os outros ao seu redor.

“Está tudo na sua cabeça.”

Quando os manipuladores dizem “está tudo na sua cabeça”, eles estão tentando fazer com que suas vítimas se sintam loucas e invalidar seus sentimentos. Esta frase fala da tática psicológica de fazer alguém duvidar de suas próprias percepções e instintos para obter controle. Implica que o que a vítima sente ou percebe é simplesmente uma invenção da sua imaginação e não baseado na realidade.

Em alguns casos, este tipo de manipulação pode causar graves danos emocionais , pois leva as vítimas a questionar os seus próprios instintos e lógica. Em vez de ouvirem seus instintos, eles ficarão duvidando de si mesmos e, em última análise, questionando a validade de qualquer emoção ou pensamento que lhes surja.

É importante que as pessoas que se encontram nestas situações permaneçam calmas, confiantes e fiéis a si mesmas, apesar de quaisquer pressões externas que tentem fazê-las sentir o contrário. Todos têm o direito de determinar o que é melhor para si, sem invalidação ou manipulação de outra pessoa.

“Você deve estar inventando isso.”

Os manipuladores muitas vezes tentam fazer com que suas vítimas se sintam loucas, dizendo-lhes que elas devem estar inventando coisas. Esta frase implica que alguém está exagerando ou inventando um problema para chamar a atenção. Implica ainda que as emoções da vítima são inválidas e não devem ser levadas a sério.

Este tipo de manipulação pode ter graves repercussões na autoconfiança de uma pessoa, pois a leva a duvidar das próprias emoções e experiências. Eles podem hesitar em confiar nos seus próprios instintos e conclusões, levando-os a negligenciar as suas necessidades emocionais em favor de confiar apenas no que os outros dizem.

É importante que as pessoas que estão a ser manipuladas desta forma reconheçam que têm o direito de permanecer firmes nas suas crenças e sentimentos, apesar de quaisquer pressões externas que tentem fazê-las sentir o contrário.

“Você é muito sensível.”

Quando os manipuladores usam a frase “você é muito sensível”, eles estão tentando fazer com que suas vítimas se sintam loucas e invalidem suas emoções. Esta frase implica que alguém está reagindo de forma exagerada e que seus sentimentos não devem ser levados a sério.

Este tipo de manipulação pode levar as pessoas a hesitarem em se abrirem sobre como realmente se sentem, pois implica que qualquer coisa que expressem emocionalmente é vista como excessiva ou imerecida. Também pode fazer com que duvidem de si mesmos e de suas próprias respostas emocionais, levando-os a negligenciar suas próprias necessidades para apaziguar as dos outros.

“Talvez você não entenda, afinal.”

Os manipuladores muitas vezes tentam fazer com que suas vítimas se sintam invalidadas ou estúpidas, dizendo “talvez você não entenda, afinal”. Este tipo de manipulação pode fazer com que as pessoas se sintam impotentes e frustradas, pois implica que não são capazes de compreender uma situação por si próprias.

Também pode fazer com que hesitem em expressar as suas opiniões, pois podem temer que lhes digam novamente que não compreendem o assunto. É importante que as pessoas nestas situações reconheçam o seu próprio valor e inteligência.

Por  Beauty Health Page

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Reprodução Universal Pictures





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!