Traços narcisistas estão associados a comportamentos agressivos e intimidantes, de acordo com uma meta-análise de mais de 437 estudos.
Em pesquisas, foi demonstrado que parceiros narcisistas são prejudiciais à saúde mental dos entes queridos e familiares, até mesmo chegando a causar Transtorno de estresse pós-traumático.
No entanto, muitas mulheres perguntam: “Por que continuo atraindo narcisistas e psicopatas?”
Geralmente não há nada de errado com você – na verdade, em muitos casos, há muita ‘coisa certa com você’. Pessoas narcisistas (que podem ser homens ou mulheres) usam como arma não apenas as fraquezas de seus parceiros, mas também seus pontos fortes.
Um alto nível de empatia é frequentemente uma das primeiras qualidades que inicialmente atrai uma pessoa narcisista ou psicopata para você. Embora os narcisistas não sintam tanta empatia afetiva e emocional, pesquisas indicam que eles possuem empatia cognitiva e são capazes de avaliar como você pode se sentir ou reagir, bem como quais podem ser seus medos e desejos.
Eles buscam empatia emocional nas pessoas que procuram como parceiros porque quanto mais seus parceiros sentem dor por sua angústia, mais eles podem usar como arma estratagemas de pena e histórias tristes, então é menos provável que os responsabilize por suas ações e mais provável que racionalize seus comportamentos tóxicos ao longo do tempo.
A empatia também posiciona você como alguém que está disposto a perdoar e esquecer (ou pelo menos simpatizar com a situação do narcisista, mesmo quando ele está lhe prejudicando, especialmente se ele desculpa seu comportamento com histórias de trauma ou insegurança, sejam reais ou falsas).
Se você é uma pessoa espiritual, o narcisista também gravitará em sua direção porque ele assume que você tem limites mais porosos e dará a outra face repetidamente no relacionamento.
Ele usará sua espiritualidade contra você, fingindo que vocês dois estavam destinados a se encontrar ou que você deve perdoar para “provar” sua maturidade e ser uma pessoa melhor, independentemente do comportamento dele.
Em vez de ignorar espiritualmente suas emoções ou tratar o narcisista como uma “alma gêmea” cujos comportamentos você tem que suportar em nome do amor ou de Deus, é importante reconhecer que empatia e compaixão não são suficientes para “mudar” ou consertar uma pessoa tóxica.
Tanto narcisistas quanto psicopatas frequentemente procuram pessoas bem-sucedidas, atraentes, com status ou reputação.
Isso ocorre porque eles querem se cercar de pessoas que consideram especiais e únicas – na verdade, isso é literalmente parte de seus critérios de diagnóstico, mas mesmo pessoas com “apenas” traços narcisistas podem procurar mulheres com essas qualidades também.
Isso permite que eles melhorem sua própria autoimagem por associação, pois usam você como “arma doce” ou se gabam de suas realizações como se fossem eles que as tornaram possíveis.
Eles podem até tentar pegar carona em seu sucesso para ganhar novas conexões ou sugar seus recursos. Isso também é especialmente comum com psicopatas parasitas que visam parceiros ricos ou financeiramente estáveis para explorar.
Ao mesmo tempo, eles terão inveja patológica de seu sucesso e beleza porque traços narcisistas e psicopáticos também estão associados à inveja maliciosa, de acordo com pesquisas.
Eles tentarão desinflar você porque ameaça o ego deles ver você superá-los sem exigir sua validação. Se você estiver fora do alcance deles de alguma forma, esteja preparado para tentativas de “humilhação” para que eles possam controlá-lo melhor.
Em vez de cair na armadilha de se tornar um objeto passivo para o narcisista se beneficiar, eleve seu sucesso, bem como sua beleza interior e exterior, para que você obtenha os benefícios sem permitir que eles lucrem com seu esforço. Centralize sua vida em torno de seus sonhos e objetivos e invista em si mesmo – não gaste seu precioso tempo e energia investindo neles.
Se você tem adversidade ou trauma complexo em sua história, provavelmente também tem resiliência e coragem – a resiliência psicológica e a tolerância à dor de um lutador que lhe permite enfrentar qualquer obstáculo na vida com desenvoltura e uma atitude de assumir o controle.
Traumas de infância também podem torná-lo bioquimicamente suscetível a se tornar “viciado” em relacionamentos de montanha-russa porque seu corpo e cérebro se acostumaram às respostas de estresse associadas a altos e baixos.
Resiliência e coragem são belas qualidades para se ter quando se trata de perseguir seus sonhos, contribuir para sua comunidade ou realizar sua carreira profissional e objetivos pessoais.
No entanto, elas serão usadas contra você por um narcisista que espera mantê-lo atendendo a eles a longo prazo enquanto você suporta enormes quantidades de dor. Use sua resiliência e coragem para sair do relacionamento tóxico e se tornar vitorioso durante sua jornada para a liberdade.
Pode ser surpreendente saber que se você é um viciado em adrenalina, um aventureiro, um tomador de riscos, alguém que é ousado ou corajoso em qualquer extensão, você também pode ser alvo de um narcisista.
Isso ocorre porque os narcisistas procuram aqueles que se tornarão facilmente viciados em caos e são habilidosos em enfrentar um desafio. Eles querem alguém que seja orientado a objetivos porque podem manipular essas vítimas para tentar atender aos padrões e expectativas absurdos para o relacionamento tóxico.
Como você é forçado a acompanhar o comportamento imprevisível deles e as metas móveis, você se vê subconscientemente “subindo” ao desafio de tentar agradá-los devido ao seu hábito arraigado de querer provar a si mesmo ou superar obstáculos (embora este não seja um desafio que valha a pena, de forma alguma – e muitos sobreviventes reconhecem que este desafio é tudo, menos emocionante).
Quando você é um perfeccionista, você é hiperafinado com críticas e quaisquer microsinais de desaprovação ou potencial abandono. Ser excessivamente perfeccionista pode resultar de traumas de infância ou ansiedade em geral.
Um narcisista tira vantagem da sua necessidade de sair do seu caminho e ir além para “impressionar”. Eles acham que pessoas perfeccionistas são alvos maleáveis porque esperam que você vá além tentando ganhar a aprovação deles.
Eles podem te encher de amor e te encher de elogios em um minuto, apenas para retirar esse carinho e atenção e criticar uma qualidade ou comportamento que é irrelevante. Por exemplo, eles podem te parabenizar calorosamente por uma promoção, apenas para te dizer que o jantar que você preparou estava muito salgado logo depois.
Isso pode fazer com que você exagere ao cozinhar uma refeição ainda mais luxuosa para eles na próxima vez. Ou eles podem elogiar seu vestido e fazer um comentário indireto como, “Você é tão corajosa por usar isso”, baixinho, fazendo você duvidar de suas escolhas.
Por Thought Catalog
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Reprodução YouTube
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…