Um casal lésbico espanhol se tornou o primeiro na Europa a dar à luz a um bebê que ambas conceberam. Derek, pesando 3,3 kg, nasceu no Hospital Juaneda Miramar de Mallorca na segunda-feira, 30 de outubro.
Ele é o primeiro bebê europeu nascido através do INVOcell, uma técnica que possibilita a gestação por duas mulheres. Suas mães, Azahara, 27 anos, e Estefania, 30 anos, trabalharam com os médicos Gustavo Carti e Miriam Mateos da Juaneda Fertility para se tornarem mães.
Também conhecida como “FIV Recíproca sem Esforço”, a técnica começa como a FIV tradicional, com a produção e coleta de óvulos das mães. Em seguida, o óvulo é combinado com o esperma de um doador. O óvulo é posteriormente transferido para um dispositivo chamado “invocell” e colocado no corpo de uma das mães, abaixo do colo do útero, para permitir a fertilização.
Os embriões são então removidos e congelados até que a outra mãe esteja pronta para carregar o bebê por meio de injeções hormonais. A segunda mãe carrega o embrião em seu útero pelos próximos nove meses e, por fim, dá à luz ao bebê.
Para Azahara e Estefania, o processo começou em março deste ano, quando Estefania hospedou a fertilização do óvulo. Em seguida, Azahara carregou Derek por nove meses, dando à luz a um menino saudável na segunda-feira.
Elas disseram ao ABC: “Graças a essa técnica, podemos dizer que ambas carregamos nosso bebê. Isso é realmente especial.”
A tecnologia INVOcell foi usada pela primeira vez no Texas em 2018 para permitir que o casal lésbico Bliss e Ashleigh Coulter carregasse seu filho, Stetson.
Com informações: The Olive Press Spain/Canva