Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo a tão aguardada adaptação de “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez. A obra, considerada um marco do realismo mágico e da literatura mundial, finalmente ganhou vida na televisão.
Contudo, o processo de adaptação não foi simples. Foi um grande desafio preservar a essência do romance e também, por conta das preocupações do autor, que durante décadas recusou ceder os direitos para adaptação.
Gabriel García Márquez tinha hesitação em adaptar “Cem Anos de Solidão” por temer que os leitores perdessem a liberdade de imaginar os rostos e personalidades dos icônicos personagens.
Segundo ele, “prefiro que meus leitores continuem imaginando os meus personagens”.
No entanto, após sua morte em 2014, seus filhos, Rodrigo e Gonzalo García Barcha, decidiram ceder os direitos para a Netflix. Dessa maneira, eles firmaram a exigência de que a produção tinha que ser totalmente colombiana, tanto no elenco quanto nas locações.
Portanto, a Netflix investiu cerca de R$298 milhões na adaptação, que incluiu a construção de uma versão física do mítico povoado de Macondo. A reprodução buscou fidelidade ao contexto cultural e histórico descrito no romance, com foco nas tradições colombianas entre os séculos XIX e XX.
Um dos pontos mais delicados desse processo foi a escolha do roteiro. Como dar rostos aos personagens que viveram na imaginação de leitores por mais de 50 anos?
Contudo, após uma busca extensa por talentos em toda a Colômbia, atores como Claudio Cataño (coronel Aureliano Buendía), Marleyda Soto Ríos (Úrsula Iguarán) e Diego Vásquez (José Arcadio Buendía) foram escalados para os papéis principais.
De acordo com uma das diretoras da série, Laura Mora, o objetivo foi criar uma conexão autêntica com os personagens. “Buscamos um elenco que desse vida, materialidade e alma aos Buendía. Respeitamos o romance e procuramos ser justos com sua essência.”
Outro fator desafiador foi a incorporação do realismo mágico sem comprometer a autenticidade. Cenas icônicas, como a chuva de flores amarelas e a levitação do padre, foram recriadas com efeitos práticos em vez de CGI.
Por exemplo, a chuva foi feita com uma combinação de flores reais e de plástico, e a levitação usou cabos removidos na pós-produção.
Dessa forma, aproximando a série do tom mágico e poético do livro, sem exagerar no uso de efeitos digitais que poderiam destoar da narrativa original.
A série conta com oito episódios de uma cada, e uma segunda temporada já está confirmada. Contudo, a reação do público e dos críticos foram mistas.
Muitos elogiaram a beleza visual e a fidelidade a cenas memoráveis, como o fio de sangue que serpenteia até Úrsula Iguarán e a morte de José Arcadio. Dessa maneira, Jack Seale, do The Guardian, destacou que a série oferece “maravilhas suficientemente distorcidas para valer a pena revisitar Macondo”.
Porém, outros criticaram a adaptação. A escritora colombiana Carolina Sanín afirmou que a série “diminui o livro” e pode prejudicar uma leitura mais profunda da obra.
“Assistir à série, se não se leu o livro, sim, atrofia a possibilidade de depois ler o livro de forma profunda, rica e complexa. A série estreita, diminui, determina o livro. Então, tampouco é verdade que ‘aproxima’ alguém da obra. Ela afasta”, escreveu.
Mesmo com opiniões divergentes, a série promete ser um marco para os fãs de Gabriel García Márquez e para novos espectadores. Segundo Rodrigo García, filho do autor e produtor executivo, “Gabo estaria assistindo à série, sem dúvida.”
“É uma experiência diferente e deve ser apreciada pelo que é, sem comparar constantemente com o livro. Para mim, são projetos-irmãos que se complementam”, disse ele durante a estreia da série.
Imagem de Capa: Reprodução
As vacas, muitas vezes vistas como animais tranquilos e indiferentes, possuem relações sociais complexas que…
Recentemente, o empresário Bill Gates compartilhou a sua visão sobre o futuro do mercado de…
Manter as roupas brancas impecáveis sem recorrer a produtos químicos agressivos pode ser um desafio.…
Em Balneário Camboriú, a Praia Central, um dos destinos turísticos mais famosos do litoral norte…
Em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, o pequeno Ravi, filho de Viih Tube e…
Desde de 2016, a renomada atriz de Hollywood, Angelina Jolie, enfrenta uma batalha financeira complicada…