Reflexão

Ninguém perde por dar amor, perde quem não sabe receber

A gente se culpa por muita coisa, o tempo todo, apesar de muitas vezes estarmos ilesos de qualquer participação no que acontece ou de termos agido corretamente. É o caso daqueles momentos em que nos arrependemos de ter amado, de termos dado o nosso melhor, de termos nos doado com inteireza, sem retorno algum. Porém, não podemos achar que saímos perdendo ao amar, pois quem não recebe amor é que sempre perde.

“Infelizmente, muitos andam na contramão da entrega, resguardando-se de tudo e de todo (…)”

Pessoas que acreditam no ser humano, acima de tudo, que chegam inteiras, sem rodeios, sem semões, pois acredita que a verdade é o melhor a se compartilhar, acabam amando mais, com maior intensidade e transparência. Infelizmente, muitos andam na contramão da entrega, resguardando-se de tudo e de todos, o tempo todo, tendo a desconfiança como a tônica de seu viver. Esses o amor jamais alcança de fato.

Seja após repetitivas decepções, após uma traição doída, seja por conta de um lar em ruínas e estéril, fato é que muitas pessoas não parecem prontas para amar, para se doar por completo, tampouco para receber tudo o que merecem. Machucaram-se demais, carregando o peso das escuridões que traz o amor incompleto – que nem amor é -, negando-se a recomeçar, haja vista o gosto amargo da desilusão que teima em persistir.

“(…) acharemos que perdemos muito tempo onde nada floresceu, com quem nada ofereceu.”

Por essa razão é que iremos sempre nos deparar com aqueles que pouco ou nada nos retornarão, em termos de gratidão, sorrisos, carinho e admiração. E então nos decepcionaremos, acharemos que perdemos muito tempo onde nada floresceu, com quem nada ofereceu. Ficaremos abalados e frustrados, alquebrados, sentindo-nos impotentes, sentindo-nos menos, menores. Na verdade, existem pessoas e lugares onde nada há para semear, a não ser vazio.

Mesmo que nos decepcionemos, que nos machuquemos, que nos sintamos incapazes de despertar algo de bom, será preciso nos lembrarmos de que não estaremos agindo errado quando existe amor sincero. A verdade nunca erra, apenas é incapaz de ser vista por quem nega amor em si e no outro. Ninguém perde por ser verdadeiro, por sentir e expressar inteireza, não nos preocupemos. Quem perdeu foi quem ficou lá atrás, longe de nós. Logo ali, haverá alguém que sabe lidar com amor verdadeiro. E será onde então faremos morada.

Por: Prof. Marcel Camargo

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Olheiras podem ser um alerta silencioso do seu corpo – Veja o que elas revelam sobre sua saúde

Normalmente associamos as olheiras ao cansaço, contudo, elas podem ser sinais sutis de que algo…

1 dia ago

Óleo de cozinha “inocente” pode estar silenciosamente aumentando seu risco de câncer

O que você coloca na frigideira pode estar afetando mais do que apenas o sabor…

1 dia ago

Mãe de jovem de 19 anos que morreu após médicos não perceberem sinais de câncer conta qual foi o primeiro sintoma

A mãe de uma jovem que morreu com apenas 19 anos vítima de câncer quer…

1 dia ago

3 Signos do zodíaco que podem reencontrar sua alma gêmea neste mês de abril

Abril traz não só o renascimento da natureza, mas também a possibilidade de reencontros que…

1 dia ago

Filha de Maria Gladys pede ajuda nas redes depois que mãe foi encontrada desorientada e perdida em cidade de MG

A filha da famosa atriz brasileira Maria Gladys, 85, que fez sucesso ao interpretar o…

1 dia ago