Quem é dono de pet e amante incondicional de bichinhos de estimação “conversa” e “traduz” do seu jeito cada olhar, abanada de rabo ou barulho que eles fazem. No entanto, de acordo com pesquisadores, a inteligência artificial poderá realmente traduzir o que seu gato ou cachorro está tentando falar pra você.
Cientistas de diversas partes do mundo estão trabalhando em tecnologias de inteligência artificial (IA) com o objetivo de decifrar os sons e comportamentos de vários tipos animais de estimação, e desta forma, permitir uma comunicação mais profunda entre humanos e seus pets.
Os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, desenvolveram um modelo de IA que supostamente pode conseguir “traduzir” o latido e sentimentos dos cães. Eles afirmaram que através de linguagem neural, como o Wav2Vec2, é possível decodificar e identificar a linguagem do latido de várias raças de cachorros.
Com o uso de dois datasets diferentes para testar a precisão desses modelos IA, um deles só contava os latidos de cachorros, enquanto o outro foi treinado usando a fala humana e, posteriormente, migrando para o latido.
De acordo a pesquisa, o modelo de IA treinado com o dataset foi melhor em identificar as raças e emoções dos cachorros pelo latido. Esse modelo obteve uma precisão de 62% no quesito raça e emoção e 69% em termos de gêneros dos cães. A compreensão da linguagem dos cachorros foi melhor graças ao treinamento posterior que usou o latido de 74 cães de três raças diferentes.
Os pesquisadores revelaram que utilizar os padrões que existem na fala dos humanos é a chave para compreender a linguagem por trás do latido dos cães, mas que precisa ser aprimorada com mais raças, emoções e tipos de cachorros.
Em breve, esta pode ser uma ferramenta útil para a comunicação dos cães com os humanos. Além disso, também pode mudar a maneira como enxergamos o bem-estar animal, respondendo melhor às necessidades físicas e emocionais dos queridos pets.
Imagem de Capa: Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…