Interessante

Nova tatuagem de Anitta gera polêmica nas redes sociais; Entenda o que significa

Nesta última sexta-feira (5), Anitta virou polêmica nas redes sociais após compartilhar sua nova tatuagem.

De acordo com a cantora, o símbolo — formado pela silhueta de três pessoas, sendo que a do meio tem o desenho de um coração vermelho no centro, e um semicírculo de estrelas embaixo — representa a constelação familiar, uma técnica utilizada para resolver conflitos familiares.

“Nesse símbolo, como se fosse uma árvore genealógica, sou eu no meio, o bonequinho com o coraçãozinho que significa que eu tenho sempre a força do amor dentro de mim. E aí de um lado fica o pai, de outro lado a mãe e as estrelinhas significam a constelação familiar, os outros integrantes da minha família”, disse a cantora.

Porém o que é exatamente a constelação familiar e por que ela é tão controversa?

A constelação familiar é uma prática criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019). Tendo como objetivo de resolver conflitos familiares, especialmente entre casais ou entre pais e filhos. Desse modo, durante as sessões, que podem ser em grupo ou individuais, são recriadas cenas que despertam sentimentos e reflexões sobre a família.

O paciente, coordenado pelo “constelador”, pode interagir com outras pessoas ou com objetos (como pedras e bonecos) para entender seu papel na família e as origens de seus problemas.

Como funciona a técnica?

As sessões de constelação familiar seguem as três “Leis do Amor”, formuladas por Hellinger:

1. Lei do Pertencimento: Todos os membros da família têm direito a pertencer ao sistema, incluindo os excluídos. Quando reconhecidos, isso compensa injustiças e evita que futuros membros repitam destinos difíceis.

2. Lei da Ordem ou Hierarquia: Reconhece o lugar tradicional de cada membro da família, como o pai biológico tendo precedência sobre o pai adotivo. Desse modo, enfatiza que filhos devem ser gratos aos pais por lhes terem dado a vida.

3. Lei do Equilíbrio: Estabelece que todos os membros da família precisam sentir equilíbrio para que haja harmonia. Por isso, sugere que mulheres sigam os homens em vários aspectos, enquanto os homens devem proteger e servir as mulheres.

Polêmicas e críticas

Embora a técnica seja popular entre alguns, a constelação familiar é amplamente criticada e não possui respaldo científico.

Dessa maneira, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) critica a prática por reforçar estruturas patriarcais de família, diminuir o papel da mulher e naturalizar desigualdades de gênero.

Além disso, a técnica não considera as novas configurações familiares baseadas no afeto e não na biologia, ignorando aspectos históricos, sociais e políticos que influenciam as relações familiares.

A utilização da constelação familiar no sistema judiciário brasileiro também gerou polêmica. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a analisar a possibilidade de aplicar a técnica na solução de conflitos em casos judiciais, especialmente nas Varas de Família.

No entanto, há críticas sobre a falta de um padrão na forma como a constelação é aplicada no Judiciário. Dessa maneira, trazendo preocupações sobre a potencial desestruturação dos participantes sem o devido suporte emocional.

Imagem de Capa: Anitta

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Bigode feminino: Nova tendência que pode redefinir padrões de beleza das mulheres

Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…

18 horas ago

O significado oculto do emoji de “Bola 8”: Alerta para pais e responsáveis

Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…

18 horas ago

Como viajar no tempo usando o Google Maps: Volte ao passado com um clique

Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…

18 horas ago

Médico choca fãs ao explicar diagnóstico de Wesley Safadão: “Não há cura”

Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…

19 horas ago

Idosa de 76 anos fica arrasada ao perceber que deixou bilhete de loteria premiado de US$ 2,5 milhões dentro de jaqueta que doou

Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…

20 horas ago

Jovem de 14 anos impressiona ao desenvolver app capaz de detectar doenças cardíacas em apenas 7 segundos

Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…

20 horas ago