Reflexão

O que é a razão nos tempos em que muitos pensam ter razão por Fabiano de Abreu

A razão é uma lógica baseada no conhecimento amplo da história, da experiência e da estatística e apesar de seguir argumentação lógica e pouco questionável, tem sido palco de muitas discussões. Viu-se a briga pelo seu domínio nos jantares de família durante as eleições, nas rodas de amigos com o acender de assuntos polêmicos ou até mesmo em situações pequenas como trabalho e faculdade.

O filósofo Fabiano de Abreu defende que vive-se um período de falta de razão, na qual denomina a era da “santa ignorância”. De acordo como ele, o fenômeno se dá por diversos fatores, mas principalmente pela ascensão da mídia social. “Criou-se um espaço que trouxe autonomia e coragem pela falsa ideia de proteção atrás da tela, para que as pessoas falem o que pensam, baseado em uma razão que acreditam ter”, argumenta.

Outra fator apontado pelo filósofo para a propagação da falta de informação é que a razão se tornou individualizada, o que segundo ele a torna uma estupidez, pois é baseada no próprio interesse.

“Algumas pessoas não têm medo de assinar um atestado de burro, não temem ser julgadas, mesmo vivendo simultaneamente na era dos julgadores”.

Seguindo a linha defendida por Fabiano, o maior problema da ignorância instaurada é que ao invés de buscar conhecimento para contorná-la, cria-se uma estratégia para afirmar conceitos como se tivesse absoluta certeza daquilo. “E este é justamente o maior problema do ignorante: achar que sabe tudo, adotando em muitos casos, estratégias para encobrir as próprias falhas, de modo que sua insegurança é encoberta por um manto de verdade que ele criou baseado em uma mentira”.

O maior responsável por esse tipo de conduto é a teimosia, que aliada ao achismo e ao orgulho produzem falsos argumentos que a depender de quem pensa, por ter uma lógica que convença outras pessoas desprovidas de conhecimento, emanando burrice na população. Um exemplo bem claro disso são as fake news. “Quando o ser humano é desprovido de intelecto, a mente começa a traçar circunstâncias para que ele trabalhe em cima do que subconscientemente não tem: conhecimento”.

A razão porém, tem um denominador comum, que é relação com o conhecimento e experiência, que a tornam indiscutível: não se pode discutir aquilo que se tem provas e o raciocínio lógico e coeso é justamente a chave para a razão.

Fabiano de Abreu argumenta que o estudo é o antídoto para sobreviver a era da desinformação e falta de razão e orienta que é necessário buscar sites e fontes confiáveis, pessoas que por anos disseram palavras plausíveis e que são importantes fontes de conhecimento para se abastecer de lógicas confiáveis e verídicas.

“Você pode parecer esperto aos burros, mas sempre vai se deparar com alguém com nível de conhecimento que mostrará o quão falha é sua lógica”, aponta.

Como sempre costuma fazer na sua rede social, Fabiano criou uma frase filosófica para seu conceito e publicou no Instagram: Viver Pode Não Ser Tão Ruim, que leva o nome do seu primeiro livro e no Instagram pessoal:

“A convicção é uma estupidez quando a razão é baseada no próprio interesse. A razão é uma lógica baseada num conhecimento amplo da história, da experiência e da estatística. A razão só faz sentido, quando no raciocínio debatido, termina na falta de argumentos da oposição.”

Por: Fabiano de Abreu

Imagem de capa: Gratisography no Pexels

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo.

Recent Posts

Filme que mostra como é o ‘momento secreto da escolha de um novo Papa’ é atualmente o mais assistido no Brasil

Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…

21 horas ago

Vaticano revela testamento com pedidos inesperados de Papa Francisco – e a ÚNICA palavra que pediu para sua lápide

Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…

22 horas ago

Quem será o próximo Papa: Poderemos ter o primeiro Pontífice negro ou asiático?

Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…

24 horas ago

Morador de rua ganha mais de R$ 5 milhões na loteria e recebe ajuda inesperada de dono de loja nos EUA

Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…

24 horas ago

Preferir ficar em casa ao invés de sair com amigos? Veja o que isso revela sobre você, segundo a inteligência artificial

Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…

24 horas ago

Por que algumas pessoas preferem NUNCA sair de casa nos fins de semana, segundo a psicologia

Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…

24 horas ago