Em uma era onde o narcisismo é frequentemente discutido e estudado, surge um conceito menos conhecido, mas igualmente importante: o ecoísmo.
Esse conceito surgiu na mitologia grega, assim como o narcisismo. No entanto, o ecoísmo representa o extremo oposto do espectro de traços de personalidade. Enquanto o narcisismo é caracterizado pela busca incessante de atenção e auto engrandecimento, o ecoísmo é marcado pela modéstia excessiva e a tendência a evitar qualquer tipo de destaque.
Para entender o ecoísmo, precisamos nos aventurar pela mitologia grega. A lenda de Eco e Narciso oferece uma ilustração poderosa desses traços opostos.
Eco, uma ninfa com uma voz encantadora, foi punida pela deusa Hera, sendo condenada a repetir apenas as últimas palavras que ouvia. Desse modo, a impede de expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.
Seu verdadeiro sofrimento começou quando ela se apaixonou por Narciso, um jovem belo e egocêntrico que a rejeitou cruelmente. Assim, levando-a a desaparecer, restando apenas sua voz.
As pessoas com traços ecoístas focam em atender às necessidades dos outros, negligenciando suas próprias. Dessa maneira, elas são empáticas, evitam a atenção e frequentemente sentem vergonha ao expressar seus desejos e pensamentos.
Essa modéstia extrema pode levar à incapacidade de estabelecer limites, assumindo sentimentos de culpa e pedindo muito pouco dos outros para não parecerem exigentes.
Imagem de Capa: Canva
Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…
Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…
Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…
Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…
Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…
Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…