Em uma era onde o narcisismo é frequentemente discutido e estudado, surge um conceito menos conhecido, mas igualmente importante: o ecoísmo.
Esse conceito surgiu na mitologia grega, assim como o narcisismo. No entanto, o ecoísmo representa o extremo oposto do espectro de traços de personalidade. Enquanto o narcisismo é caracterizado pela busca incessante de atenção e auto engrandecimento, o ecoísmo é marcado pela modéstia excessiva e a tendência a evitar qualquer tipo de destaque.
Para entender o ecoísmo, precisamos nos aventurar pela mitologia grega. A lenda de Eco e Narciso oferece uma ilustração poderosa desses traços opostos.
Eco, uma ninfa com uma voz encantadora, foi punida pela deusa Hera, sendo condenada a repetir apenas as últimas palavras que ouvia. Desse modo, a impede de expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.
Seu verdadeiro sofrimento começou quando ela se apaixonou por Narciso, um jovem belo e egocêntrico que a rejeitou cruelmente. Assim, levando-a a desaparecer, restando apenas sua voz.
As pessoas com traços ecoístas focam em atender às necessidades dos outros, negligenciando suas próprias. Dessa maneira, elas são empáticas, evitam a atenção e frequentemente sentem vergonha ao expressar seus desejos e pensamentos.
Essa modéstia extrema pode levar à incapacidade de estabelecer limites, assumindo sentimentos de culpa e pedindo muito pouco dos outros para não parecerem exigentes.
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…