Esta é uma história tão antiga quanto o tempo, aquela em que uma jovem de olhos brilhantes se casa “com uma família” e bum: o conflito com a sogra começa.
Talvez tenha começado com alguns comentários sarcásticos aqui e ali sobre a arrumação da sua casa, ou os implicações só surgiram quando se tratou das crianças passarem mais tempo com seus próprios pais.
Nenhuma de vocês vai a lugar nenhum, mas é difícil saber o que fazer quando você realmente não gosta de sua sogra — seja para melhorar seu relacionamento ou pelo menos não deixá-la levar ao limite.
Claro, saber precisamente o que fazer depende do motivo pelo qual você não gosta de sua sogra. Vocês diferem politicamente ou religiosamente? Ela é um pouco crítica? Ou ela é realmente emocionalmente abusiva? Depois de entender o que está te incomodando, você pode dar alguns passos na direção certa.
O que fazer se você não gosta da sua sogra
Converse com seu cônjuge sobre o que está incomodando você (e use frases na primeira pessoa quando fizer isso).
É fácil para os parceiros presumirem que o outro conhece suas necessidades e sentimentos sobre certas coisas, mas com que frequência realmente os expomos claramente? Juntos, vocês podem expor maneiras de suavizar seu relacionamento com sua sogra.
Por exemplo, se sua sogra aparece sem avisar e isso te deixa irritada, você posso dizer algo como: “Eu me sinto frustrada quando as pessoas aparecem sem avisar. O que eu preciso para seguir em frente é um aviso adequado.”
Quando usamos declarações com “eu”, isso nos dá a oportunidade de dizer como nos sentimos. E muitas vezes, a linguagem “você” ou “ela” pode ser um pouco prejudicial. Se você disser “ela me faz sentir…”, muitas vezes isso levará a uma situação bem agravada”, disse Stacey DeLanoit, PsyD, psicóloga licenciada na Baptist Behavioral Health em Jacksonville, Flórida.
Pratique a técnica STOP.
DeLanoit diz que quando sua sogra faz um comentário passivo-agressivo sobre sua casa estar desarrumada, por exemplo, e você sente sua ansiedade ou raiva começarem a aumentar, PARE. É mais ou menos assim:
Stop (Pare)Take a breath (Respire)
Observe (Observe)
Proceed (Prossiga)
“A ansiedade gosta de ir rápido; ela gosta que você pule no trem e simplesmente role”, diz a especialista. Desta forma, permita-se parar, respirar fundo e observar. ‘OK, isso está me deixando irritada; isso está me desencadeando.’
E então prossiga. ‘Talvez eu precise me afastar, talvez eu precise de um tempo, talvez eu precise pedir ao meu cônjuge para vir ter uma conversa paralela comigo.’ Seja qual for o caso, é apenas uma questão de avaliar a situação. O que não vai ajudar é enfrentar reatividade com reatividade.
Essa pode não ser uma maneira de interromper os comentários passivo-agressivos a longo prazo, mas pode ajudar a manter a paz em uma reunião familiar até que você possa chegar em casa e decidir os próximos passos.
Esteja disposta a conversar com sua sogra sobre isso.
Pode parecer mais fácil deixar seu cônjuge lidar com a própria mãe, mas DeLanoit diz que isso pode criar uma “dinâmica de triangulação” que só aumenta o atrito. Ela explica que uma vez fez uma paciente escrever uma carta sem filtros para sua sogra — não para enviar, mas para levar para a terapia. Então, juntos, eles descobriram “maneiras assertivas e eficazes” de dizer o que precisava ser dito.
Comece se conectando com sua sogra e afirmando que você vê a boa intenção por trás das ações dela. Talvez para você seja um pouco mais difícil. É difícil ver as boas intenções por trás de um comentário sarcástico sobre a limpeza da sua casa.
Mas DeLanoit diz que 99,9% das sogras não saem da cama de manhã com o único objetivo de arruinar seu dia. Vale a pena ter uma conversa intencional para ver como você pode melhorar seu relacionamento daqui para frente.
Como saber se sua sogra é realmente tóxica.
A palavra tóxico é usada bastante ultimamente. A Psychology Today diz que você sabe que alguém é tóxico quando não respeita limites e manipula, abusa ou drena aqueles ao seu redor sem remorso. Como você sabe quando seu relacionamento com sua sogra é realmente abusivo em vez de apenas, uma realmente não apreciar a outra?
Se você chegar à conclusão de que sua sogra é realmente tóxica, provavelmente é útil procurar um conselheiro para orientação. Eles podem não ser capazes de melhorar o relacionamento ou transformar sua sogra em uma santa, mas certamente podem ajudá-lo a navegar em situações difíceis e cuidar de si mesmo ao longo do caminho.
Não importa se sua sogra é apenas uma chata ou se ela é realmente tóxica, saiba que há medidas que você pode tomar para melhorar o relacionamento ou estabelecer alguns limites para proteger sua sanidade.
Por Scary Mommy
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva