O que sabe sobre o acidente de avião na Coreia do Sul que matou 179 pessoas – até o momento

Um acidente de avião em um aeroporto internacional na Coreia do Sul matou um total de 179 pessoas após cair e explodir ao se chocar contra um muro na pista. Mas o que sabe sobre o acidente do avião da Jeju Air?

O acidente e o incêndio subsequente ocorreram no Aeroporto Internacional de Muan, localizado no sudoeste da Coreia do Sul, aproximadamente 290 km ao sul da capital Seul. Imagens de câmeras de controle do aeroporto mostram o momento em que o avião desliza pela pista antes de colidir diretamente com um muro de concreto, onde a aeronave parou e foi destruída após um incêndio.

O incidente ocorreu às 9h03, horário local, no dia 29 de dezembro, no momento do pouso do voo da Jeju Air após viajar de Bangkok, Tailândia.

Por que o avião caiu?

Antes do acidente, a torre de controle do Aeroporto Internacional de Muan havia alertado o piloto do Boeing 737-800 da Jeju Air sobre uma possibilidade de colisão com pássaros, e imagens transmitidas por uma emissora local parecem mostrar um impacto enquanto o avião estava descendo.

Uma testemunha do acidente, Kim Yong-cheol, de 70 anos, disse à Agência de Notícias Yonhap que ouviu o som de “raspagem metálica” duas vezes cerca de cinco minutos antes do trágico acidente.

Além da colisão com pássaros, as autoridades também estão investigando a possibilidade de que as condições climáticas possam ter influenciado o incidente.

A causa exata do acidente está sob investigação, que poderá demorar cerca de um mês, mas uma alta autoridade do Ministério dos Transportes afirmou que conseguiram recuperar o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo para analisar as possíveis causas do acidente.

O que aconteceu nos momentos antes do acidente?

As gravações de vídeo do aeroporto mostram o avião deslizando pela pista pelo lado contrário, sem rodas para apoiá-lo durante o pouso. Acredita-se que esta seja a segunda tentativa de pouso feita pelo piloto após o trem de pouso do avião não baixar como deveria.

De acordo com o The Independent, uma linha do tempo dos minutos antes do avião atingir o muro agora veio à tona.

8h57 – A torre de controle do Aeroporto Internacional de Muan emite um alerta sobre possíveis colisões com pássaros

8h58 – O piloto da Jeju Air envia um sinal de socorro ‘Mayday’

9h00 – O avião tenta pousar, mas o trem de pouso não está acionado

9h03 – O avião cai e colide com o muro de concreto

Quem estava a bordo?

Um total de 181 pessoas estavam no avião quando a colisão ocorreu; seis tripulantes e 175 passageiros. Os socorristas conseguiram salvar dois tripulantes, mas as 179 pessoas restantes foram declaradas mortas.

Entre os mortos estão cinco crianças menores de 10 anos e um passageiro mais velho, de 78 anos. A maioria dos passageiros era sul-coreana, embora também houvesse duas mulheres tailandesas a bordo, confirmaram as autoridades.

O que a Jeju Air diz?

O presidente da Jeju Air, Kim E-bae, falou sobre o acidente em uma entrevista coletiva televisionada e disse que assume “total responsabilidade” pelo ocorrido. Ele observou que a empresa não havia notado nenhum problema mecânico no avião antes do incidente e que aguardaria os resultados das investigações do governo para determinar a causa do acidente.

Song Kyung-hoon, chefe da equipe de gestão da Jeju Air, acrescentou que o acidente não foi causado por “nenhum problema de manutenção”.

“Há áreas que precisamos investigar mais profundamente para determinar a causa exata do acidente”, disse ele, acrescentando que o plano de seguro da empresa deve ser capaz de dar suporte às vítimas dos envolvidos e suas famílias.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!