De acordo com um especialista em tecnologia, os óculos equipados com inteligência artificial (IA) poderão proporcionar aos humanos a experiência de ter ‘superpoderes’.
Desse modo, permitindo que o usuário consiga ver se as pessoas estão mentindo ou até mesmo se sentem atraídas por ele. Devin Liddell, Principal Futurista da Teague, acredita que essa tecnologia está evoluindo para oferecer recursos de visão computacional capazes de captar nuances e pistas emocionais que são imperceptíveis a olho nu.
Liddell afirmou ao Daily Mail que a combinação da realidade aumentada com a IA transformará a paisagem social para os seres humanos. Dessa forma, acredita-se que os óculos IA serão capazes de detectar uma variedade de dados fisiológicos e psicológicos sobre outras pessoas.
O especialista ressaltou que haverá uma discrepância significativa, com apenas alguns participantes tendo acesso a esses recursos avançados, o que criará um ambiente desigual. No entanto, ao longo do tempo, é provável que todos tenham acesso a essa tecnologia em algum nível.
Ele também mencionou a possibilidade de tentativas de proibir o uso desta tecnologia. Poderá ocorrer devido aos riscos de abuso, como funcionários da alfândega usando-a para discriminar viajantes com doenças mentais ou empregadores desonestos excluindo candidatos com condições de saúde menos favoráveis de suas listas de planos de saúde.
No entanto, Liddell acredita que essas proibições não serão bem-sucedidas, pois com o tempo a tecnologia se tornará menor e mais acessível, podendo até evoluir para implantes de retina e canal auditivo.
Imagem de Capa: Canva