Quando nossa saúde sofre um abalo repentino, geralmente o corpo apresenta sinais e sintomas que podem nos ajudar a entender o que pode estar errado.
A partir daí, podemos descobrir quais fatores em nosso estilo de vida podem nos tornar mais suscetíveis à doença – e, de acordo com esse médico, não é diferente quando se trata de câncer .
A Dra. Leigh Erin Connealy, dos EUA , é uma médica que se concentra em “tratar a pessoa como um todo, e não apenas a doença”, e por isso ela está sempre investigando gatilhos comuns e monitorando certos comportamentos de seus pacientes.
Ela pratica medicina desde 1986 e fundou o Center For New Medicine em Irvine, Califórnia, em 1992, onde ainda atua como Diretora Médica. Além disso, a Dra. Connealy escreveu um livro intitulado The Cancer Revolution, onde ela descreve como uma “abordagem integrativa para tratar (e prevenir) o câncer, com base em 6 descobertas revolucionárias, com um programa prático e estratégias que foram usadas com sucesso extraordinário”.
Ao longo dos anos, a médica percebeu um tema recorrente em muitos de seus pacientes que foram diagnosticados com a doença mortal.
Em um vídeo compartilhado no TikTok, ela revelou que acredita que o cérebro e o corpo estão muito mais conectados do que as pessoas imaginam, e que o estado mental de uma pessoa pode afetar enormemente sua saúde física.
A médica explica no vídeo: “Um tema comum que vejo regularmente em pacientes é que eles geralmente sofreram algum evento muito, muito estressante. Podem ser condições extremas de trabalho, pode ser uma criança, pode ser um pai , pode ser um divórcio.”
“Mas eles geralmente passam por algum estresse extremo, que sabemos que afeta todo o eixo hipotálamo-hipófise e a produção de cortisol. E a produção extrema de cortisol está contribuindo para a forma como o câncer cresce e prolifera.”, continua.
O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) é um sistema de comunicação entre três órgãos: o hipotálamo do cérebro, a glândula pituitária e as glândulas suprarrenais, que ficam acima dos rins.
O estresse ativa o eixo HPA – e se for por causa de uma situação fora de seu controle ou traumática, isso resultará em um nível maior do que o normal de liberação diária de cortisol.
E quando você fica estressado por períodos prolongados, isso significa essencialmente que seu mecanismo de luta ou fuga nunca é desativado, o que é uma má notícia, pois pesquisas mostram que muito cortisol pode realmente atrapalhar o ânimo do seu corpo.
E isso pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, problemas pulmonares, obesidade, ansiedade, depressão e muito mais, além de causar doenças de pele relacionadas ao estresse, devido à hiperatividade dos hormônios do eixo HPA no cérebro.
Se o seu HPA for acionado rotineiramente, isso pode prejudicar seu sistema imunológico e, portanto, afetar sua capacidade de destruir células nocivas, incluindo as cancerígenas.
Além disso, se você se sente estressado regularmente e consequentemente tem uma sobrecarga de cortisol, isso pode causar inflamação crônica, que também pode danificar suas células e o modo como elas funcionam.
Segundo o Dr. Connealy, esses dois fatores “desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do câncer, na metástase e aumentam o risco de recorrência”.
Detalhando seu conhecimento mais detalhadamente, ela disse: “Hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam em resposta a estressores percebidos. Eles desempenham um papel na resposta de ‘lutar ou fugir’ e ajudam a mobilizar reservas de energia, aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial e aguçar o foco para lidar com ameaças imediatas”, disse a especialista em câncer.
Ela aconselhou as pessoas a passarem tempo ao sol, e que garantam que estão obtendo todos os nutrientes e vitaminas necessários em sua dieta, além de dormir o suficiente, limitar a exposição a toxinas e fazer caminhadas frequentes para relaxar.
@connealymdNew research suggests that high cortisol and stress hormones play a key role in the development of cancer, metastasis, and increase the risk of recurrence. An excess of these hormones may be directly carcinogenic by suppressing immune function, promoting inflammation, and inhibiting normal cell function. Treating and mitigating stress should be a top priority when treating cancer. Stress hormones, such as cortisol and adrenaline, increase in response to perceived stressors. They play a role in the “fight or flight” response and help mobilize energy reserves, increase heart rate and blood pressure, and sharpen focus to cope with immediate threats. Stress hormones are absolutely necessary because they enable the body to respond effectively to stressful situations and ensure our survival. Tips: Spend time in natural light shortly after waking up & get adequate sunlight Ensure adequate intake of necessary nutrients, especially protein, fat soluble vitamins, B vitamins, vitamin C minerals, etc. Balance hormones Get enough sleep for your body Limit toxin exposure Practice gratitude & mindfulness Hug and spend time with loved ones Take frequent walks in nature Find ways to express your creativity
Imagem de Capa: Reprodução