Reflexão

Os desapegados que me desculpem, mas companhia é fundamental

Confesso que às vezes sinto-me um estranho no meio da minha própria geração. Vejo pessoas a pregar o desapego, a autossuficiência e o culto aos encantos da solidão e pergunto-me, intrigado, onde é que eu estava com a cabeça na aula em que ensinaram a essa gente toda que estar só é algo assim tão bom.

Concordo que aprender a apreciar a própria companhia é um passo essencial rumo à maturidade e ao amor próprio. Concordo que o silêncio se torna necessário uma vez ou outra nas nossas vidas. Concordo que saber conviver harmoniosamente com o vazio é sinal de sabedoria e que estar connosco de vez em quando pode significar um alívio em tempos de superexposição e excesso virtual de companhia.

Ainda assim, confesso: eu preciso das pessoas. Preciso do cheiro delas. Preciso das vozes. Dos toques. Das risadas. Das sabedorias. Eu alimento-me de companhias e é nas relações que cultivo dia após dia que encontro energia para abastecer a vida com pequenas alegrias. Eu não me basto. Eu precisei das pessoas até para aprender a ser mais feliz quando estou sozinho.

Se a solidão fosse um estado assim tão confortável, desconfio que a comunicação nem existiria. Para quê pombo-correio? Cartão-postal? Telefone? E-mail? Facebook? Twitter? Skype? Facetime? Grupos no Whastapp? Pois… Parece que nós definitivamente precisamos de companhia.

Quando digo isso, falo de absolutamente todas as pessoas que floreiam os nossos dias. Falo da conversa breve com o empregado da padaria, do abraço de um amigo, do encontro inesperado com uma tia. É nas relações mais banais e corriqueiras que satisfazemos as nossas necessidades diárias de contato e companhia.

Hoje, consciente das minhas fraquezas nos momentos em que me sinto de facto sozinho, eu desconfio que a autossuficiência seja uma grande utopia. Acho que é o discurso do narcisista que sonha em não precisar de ninguém para lhe trazer um bocado extra de alegria. Acho que é preciso cuidar com carinho e gratidão das pessoas que nos cercam porque sem dúvida elas também precisam das risadas, cheiros, conselhos e abraços de uma boa companhia.

Por: Eduarda Costa

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O lírio que você escolher – seguindo sua intuição – trará uma mensagem extraordinária para esta semana

Os testes psicológicos têm grande apelo porque podem revelar vários aspectos da personalidade de uma…

14 horas ago

Vídeo: Cachorro salva família de assalto em São Paulo; veja as imagens

No bairro da Penha, zona leste de São Paulo, um cachorro mostrou heroísmo ao salvar…

14 horas ago

Especialista alerta sobre os riscos de cozinhar bacon na airfryer

Por conta de sua praticidade e rapidez, a airfryer conquistou o coração de muitas pessoas.…

16 horas ago

Ficar sentado por mais de 6 horas aumenta risco de morte – se você não adicionar este alimento à sua dieta

Se você trabalha em um escritório ou mesmo remotamente e tem um profundo amor pelo…

16 horas ago

Pessoas revelam seus ‘maiores erros financeiros’ para outros não cometerem o mesmo

Quando se trata de dinheiro, muitos aprendem da pior maneira que boas decisões financeiras podem…

17 horas ago

Coca-Cola enfrenta reações negativas após anúncio de Natal de 2024 criado com IA; assista

Recentemente, nas redes sociais, o famoso anúncio de Natal da Coca-Cola causou polêmica em 2024.…

17 horas ago