Um estudo recente da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, revela que ter um dia com 25 horas pode se tornar realidade. Segundo os cientistas, a Terra está girando cada vez mais lentamente, e se essa tendência persistir, os dias futuros no nosso planeta poderão ganhar uma hora a mais.
A pesquisa baseia-se em uma inovadora medição da rotação terrestre, realizada por uma equipe de pesquisadores usando um laser de anel. Esse dispositivo é capaz de medir micro flutuações na velocidade de rotação da Terra com uma precisão surpreendente de até nove casas decimais.
A desaceleração na rotação da Terra é um fenômeno natural, influenciado por fatores como a influência da Lua, a fricção das marés oceânicas e da atmosfera. Embora essas mudanças ocorram de maneira imperceptível para nós, a história geológica do planeta as registra.
Os especialistas destacam que estamos testemunhando uma nova época geológica na Lua, denominada Antropoceno Lunar. Há 1,4 bilhão de anos, um dia na Terra durava apenas 18 horas e 41 minutos, enquanto na era dos dinossauros, alcançava 23 horas.
A desaceleração da rotação, aproximadamente 1,7 milissegundos por século, é atribuída a fatores como o atrito das marés causado pela interação gravitacional entre a Terra e a Lua, além de outros efeitos como atividade sísmica e mudanças na circulação atmosférica.
A medição precisa das variações na rotação da Terra foi realizada com um interferômetro laser de anel óptico, que opera na configuração Sagnac. Esse dispositivo, fixado à crosta terrestre, permite medir com precisão as pequenas mudanças na velocidade de rotação.
Com base nos estudos, os cientistas concluem que a Terra poderá ter dias de 25 horas dentro de aproximadamente 200 milhões de anos. Esse horizonte temporal levanta incertezas sobre o destino da humanidade e se, nessa época distante, já estaremos testemunhando a formação do próximo supercontinente.
O estudo destaca a diferença entre o dia sideral e o dia terrestre, calculando a duração do primeiro em 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Essa diferença é atribuída ao movimento da Terra em torno do Sol, que faz com que o dia terrestre seja ligeiramente mais longo que o dia sideral.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma nova onda de ciberataques está utilizando estratégias sofisticadas para enganar usuários curiosos e…
Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…
Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…
O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…
Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…
Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…