Os sinais de alerta perturbadores da “Ballerina Farm” que ajudarão você a evitar manipuladores

O New York Times decidiu falar sobre um casal de influenciadores extremamente popular, incluindo uma dona de casa de Utah, EUA, e mãe de oito filhos, Hannah, que recentemente participou de um concurso de beleza para mulheres casadas logo após dar à luz.

O artigo se tornou viral desde então, e muitos apontaram os sinais de alerta de como Hannah Neeleman, chamada de Ballerina Farm nas redes sociais, conheceu seu marido bilionário – cujo pai é dono de várias companhias aéreas.

No entanto, ela pareceu coagida a desistir de uma carreira potencialmente próspera como bailarina treinada pela Julliard de Nova York para agora suportar partos naturais em casa sem nenhuma anestesia ou analgésicos e estar “exausta” por cuidar de seus oito filhos.

Hannah também revelou que não tem babás ou qualquer ajuda, além de alguns trabalhadores da fazenda, uma assistente pessoal e uma babá para saídas semanais.

Aqui estão alguns sinais de alerta que o público notou na história que também podem ajudar você a evitar situações de manipulação:

Hannah conheceu seu marido quando tinha 21 anos e não queria sair com ele, então ele criou uma situação que essencialmente a forçou a sair com ele.

De acordo com seu marido Daniel, Hannah não queria sair com ele depois que se conheceram por meio de um amigo em comum, e essa recusa continuou por seis meses. Mas Daniel mexeu os pauzinhos na companhia aérea Jetblue (que seu pai possui) para que eles se sentassem um ao lado do outro em um voo quando Hannah estava voltando para Nova York.

Depois disso, ele queria se casar em poucos meses, apesar do desejo dela de esperar um ano antes do casamento para poder terminar os estudos. Embora o público possa não ser capaz de falar sobre o quão pessoalmente prejudicial isso foi para Hannah, já que somente ela pode falar sobre isso, em geral, é um sinal de alerta perseguir alguém tão persistentemente depois de ser rejeitado, especialmente depois de seis meses, e pode ser um sinal de potencial controle coercitivo.

Apressar e avançar rapidamente para o casamento também é tipicamente um sinal de bombardeio de amor (onde um parceiro te enche de afeição e atenção constante, apressando o relacionamento para te conquistar), que pode levar ao isolamento e à tomada de decisões que não necessariamente atendem aos melhores interesses de alguém, mas sim atendem aos desejos do perseguidor.

Quando você é uma mulher jovem, você também tende a ser bastante suscetível a comportamentos manipuladores que podem mudar sua trajetória de vida em um estágio vulnerável da vida.

Hannah suportou o nascimento de oito filhos, na maioria das vezes, sem alívio da dor.

O artigo do Times nos conta que a única vez em que Hannah se permitiu alívio da dor durante o parto foi quando Daniel estava “fora”, e ela conta ao repórter, enquanto abaixa a voz, que recebeu uma “epidural”, que foi, como ela chamou, “uma experiência incrível”.

Considerando que ela deu à luz oito filhos, isso é consideravelmente preocupante. Embora não possamos falar especificamente sobre esse casal em particular, pois não sabemos ao certo como a agência de Hannah foi afetada nesse relacionamento em relação à gravidez e ao parto, em geral temos que ser cautelosos sobre os sinais de coerção e controle reprodutivo, pois é um problema significativo para as mulheres em relacionamentos.

Se um parceiro está coagindo você a engravidar em uma taxa com a qual você não se sente confortável, ou tentando engravidar você cedo ou em condições com as quais você não se sente bem, isso pode ser um sinal vermelho potencial de comportamento coercitivo no futuro.

Alguns parceiros deliberadamente usarão a exaustão da gravidez e do parto como arma para mantê-la sob seu controle e obediente a eles e às suas necessidades. Quando você está exausta demais criando e dando à luz filhos, você também está exausta demais para se defender e perseguir outros objetivos fora do relacionamento e da criação dos filhos.

Hannah pareceu desistir de seu sonho para realizar o de Daniel.

Como Hannah diz no artigo do Times quando perguntada se cuidar da fazenda com oito filhos era seu sonho, ela diz que não, elaborando: “Meu objetivo era Nova York. Saí de casa aos 17 anos e estava tão animada para chegar lá, eu simplesmente amava aquela energia. E eu seria uma bailarina. Eu era uma boa bailarina… Mas eu sabia que quando eu começasse a ter filhos minha vida começaria a ser diferente.”

Seu marido, por outro lado, disse que esse era seu sonho e que ele esperava que Hannah ficasse mais em casa com as crianças. Para adicionar nuances a essa conversa, Hannah diz que estar com seus filhos é satisfatório e gratificante, indicando que o casamento e os filhos teriam sido gratificantes para ela como parte de seu sonho também.

No entanto, é lógico que ela provavelmente não esperava desistir de seus sonhos como dançarina inteiramente para realizar esses sonhos. Isso contém uma lição importante: nunca desista dos seus sonhos por um parceiro romântico ou se apresse em se casar antes de estar pronto – um parceiro saudável geralmente irá torcer por você na realização dos seus sonhos, e haverá um senso de reciprocidade no relacionamento em termos de torcer pelos objetivos pessoais um do outro.

Hannah e seu marido costumam ir para lugares mais isolados, mesmo quando estão de férias, e os presentes do marido para ela parecem lembrá-la de seu papel como esposa e mãe, em vez de servir como demonstrações de consideração em relação aos seus verdadeiros desejos.

Embora não possamos saber com certeza o que acontece a portas fechadas, as mídias sociais do casal levantaram suspeitas entre o público, já que o marido de Hannah frequentemente a convence a ir para um local mais isolado, mesmo quando estão viajando para lugares como Nova York e Havaí.

E o presente de aniversário de Hannah consistiu em um “avental de ovos” em vez de uma viagem para a Grécia (que ela queria), apesar de ter os meios financeiros para lhe dar essas férias dos sonhos.

Quando Hannah pareceu um pouco desapontada com a revelação do presente, seu marido pode ser ouvido atrás da câmera dizendo: “De nada”, o que alguns espectadores acharam assustador.

@hannal.ballerinafarm ❤️❤️❤️ #foryou #ballerinafarm ♬ original sound – hannal.ballerinafarm


Os leitores do artigo e muitos seguidores da Ballerina Farm acham isso suspeito porque ele parece isolar Hannah do mundo exterior, mesmo em suas viagens, e o vídeo de presente com o “avental de ovo” se tornou viral desde então, pois as pessoas emitem avisos para ficar longe de parceiros que lhe dão o presente errado de propósito, mesmo quando você já disse a eles o que prefere.

Talvez nunca saibamos a história completa da Ballerina Farm, ou quanta autonomia Hannah realmente tem, ou se ela se vê como algum tipo de vítima ou uma mãe e esposa realizada — ou ambos.

A realidade é provavelmente muito mais sutil e complexa. No entanto, ainda podemos, em geral, notar os potenciais sinais de alerta do relacionamento e do amor que o público apontou — e usar esse discernimento para orientar as jovens mulheres a tomarem decisões que considerem mais saudáveis e seguras para si mesmas e com reconhecimento de sua própria vida.

Imagem de Capa: Hannah Ballerina Farm/Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!