Muitas pessoas têm o costume de ouvir música no chuveiro, especialmente para quem busca relaxar ou começar o dia com energia. No entanto, estudos recentes e opiniões de especialistas sugerem que esse hábito pode ter impactos negativos sobre sua criatividade e bem-estar mental.
De acordo com a estudiosa da felicidade, Gretchen Rubin, qualquer forma de estímulo mental constante, incluindo música, podcasts ou TV, durante momentos como o banho, pode bloquear a conexão com o subconsciente e limitar a criatividade.
Dessa forma, ela afirma que é necessário ter “tempo de busca aberta”. Buscar ter momentos de inatividade em que o cérebro possa vagar livremente, sem distrações externas.
Rubin revela que os nossos momentos criativos e nossas melhores ideias normalmente surgem quando estamos entediados. Isso porque, quando o cérebro não está ocupado com estímulos externos, ele “cria sua própria diversão” e explora novas ideias.
“É por isso que as pessoas têm ideias no chuveiro ou no meio da noite, porque é um momento de inatividade em que o cérebro meio que cria sua própria diversão”, ela explicou.
Portanto, ela reforça a importância de reservar alguns minutos por dia para deixar a mente vagar, seja durante uma caminhada, no carro ou, claro, no banho. Esse “tempo de inatividade” ajuda a recarregar o cérebro e estimula a criatividade, permitindo que novas ideias surjam naturalmente.
A ciência por trás do tédio e da criatividade
Rubin não está sozinha nessa linha de pensamento. De acordo com estudo realizado pelas psicólogas Sandi Mann e Rebekah Cadman, o tédio pode, de fato, aumentar a criatividade.
Na pesquisa, 170 participantes realizaram atividades tediosas, como ler ou escrever, antes de iniciar uma tarefa criativa. Desse modo, os resultados indicaram que os participantes que passaram por essas atividades monótonas apresentaram maior criatividade.
O estudo sugere que o tédio permite que a mente se desligue de tarefas diretas e crie espaço para o devaneio, o que, por sua vez, pode levar a novas ideias e soluções criativas. Em resumo, momentos de “pausa” mental podem ser fundamentais para manter a criatividade e o bem-estar mental em alta.
Apesar das descobertas científicas, muitas pessoas defendem o hábito de ouvir música no chuveiro. Para alguns, a música serve como uma ferramenta para relaxar e afastar pensamentos excessivos.
“Ouvir música no chuveiro me ajuda a relaxar e acalmar a mente”, disse um usuário. Muitos afirmam que, em um mundo acelerado, momentos com música podem proporcionar um escape necessário.
Imagem de Capa: Canva