Recentemente, durante a celebração dos 35 anos da Comunidade Obra de Maria, o Padre Fábio de Melo emocionou os fiéis ao compartilhar um momento delicado de sua vida: a luta contra a depressão.
Dessa forma, o padre disse palavras carregadas de sinceridade e destacou a importância de buscar apoio profissional e acolhimento para enfrentar os desafios da saúde mental.
Em seu depoimento, Padre Fábio revelou como as últimas semanas foram marcadas por dificuldades. “A depressão tomou conta de mim de novo. E nas últimas duas semanas, eu só tenho um pensamento: ‘A vontade de deixar de viver’”, declarou.
Em seu livro “A Vida é Cruel, Ana Maria”, o sacerdote menciona a sua depressão, descrevendo como o desejo de morrer o assombrava, acompanhado por um sentimento de vergonha, algo comum entre aqueles que enfrentam transtornos mentais.
Portanto, Padre Fábio de Melo relata que o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é necessário. De acordo com ele, “o acompanhamento profissional se torna uma ferramenta essencial, uma maneira de Deus agir em nossas vidas, nos guiando com sabedoria e acolhendo nossas feridas”.
A mensagem reforça que procurar ajuda é um ato de coragem, e não de fraqueza. “Se você, assim como eu, enfrenta momentos assim, busque auxílio. Não caminhe sozinho”, completou Padre Fábio.
A jornada de superação
Em outro momento, o padre relatou como conseguiu participar do evento, apesar das dificuldades. “Quinze minutos antes de sair, eu estava na cama, incapaz de dar algo de mim a alguém. Mas Deus me sustentou do início ao fim”, disse.
Contudo, ao final, ele finaliza de uma maneira emocionante: “Eu proclamo que estou nascendo de novo e que este é o primeiro minuto da minha nova vida”.
View this post on Instagram
Onde buscar ajuda?
Caso você ou alguém esteja com o mesmo problema ou algo similar, busque ajuda! Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188. Desse modo, eles irão te oferecer apoio emocional gratuito, 24 horas por dia.
Existe também o canal “Pode Falar”, uma iniciativa do Unicef para jovens de 13 a 24 anos. O atendimento ocorre via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
O SUS também oferece tratamentos especializado para pessoas com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes.
Imagem de Capa: Fábio de Melo