Pai com síndrome de Down rompe barreiras e cria filho médico, apesar de duvidarem de sua capacidade

O estudante Sader Issa, da Síria, disse que seu pai Jad – que tem síndrome de Down – tem sido um grande apoio para ele ao longo de sua vida. Além de criar e dar todo o suporte ao filho, Jad também se tornou um pilar da comunidade. A Síndrome de Down não foi uma barreira para ele poder criar seu filho.

Jad apoiou o filho alocando fundos do moinho de trigo onde trabalhava, onde conseguiu condições financeiras para pagar as mensalidades da faculdade do filho.

Falando à Sociedade Síria para o Desenvolvimento Social, Sader disse: “Estou orgulhoso do meu pai. Ao longo da minha vida, ele foi o maior apoio para mim quando precisei.”

“É possível perceber quando seus olhos se enchem de alegria e satisfação, como se quisessem expressar ‘Sim, tenho síndrome de Down, mas criei esse homem e fiz tudo ao meu alcance para que ele se tornasse médico e ajudasse os outros’.”

sabiaspalavras.com - Pai com síndrome de Down rompe barreiras e cria filho médico, apesar de duvidarem de sua capacidade
Imagem de Sader Issa

No entanto, algumas pessoas questionam a família sobre a natureza do relacionamento entre mãe e pai. “Uma das preocupações que as pessoas têm é como pode uma mulher que não tem síndrome de Down se casar com um homem com SD?”, contou Sader ao Metro.

“Acredito que se os dois parceiros estivessem na mesma página, por que não se casarem? Eles são intelectualmente adequados um para o outro; pessoas muito simples, mas amorosas e atenciosas. Quando as pessoas pesquisam no Google, descobrem que os homens com síndrome de Down (SD) são inférteis, por isso ficam confusos quando ouvem falar de nós.”, desabafou.

sabiaspalavras.com - Pai com síndrome de Down rompe barreiras e cria filho médico, apesar de duvidarem de sua capacidade
Sader no colo da mãe, junto ao pai Jad. Imagem de Sader Issa

O que é Sindrome de Down

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a síndrome de Down ‘é uma condição na qual uma pessoa tem um cromossomo extra’. Os cromossomos são pequenos ‘pacotes’ de genes no corpo que determinam como o corpo do bebê se forma e funciona à medida que cresce durante a gravidez e após o nascimento.

Normalmente, um bebê nasce com 46 cromossomos. Bebês com síndrome de Down têm uma cópia extra de um desses cromossomos, o cromossomo 21. Por isso, a síndrome de Down também é chamada de Trissomia 21.

A trissomia muda a forma como o corpo e o cérebro do bebê se desenvolvem, o que pode causar desafios mentais e físicos para a criança. Mesmo que as pessoas com síndrome de Down possam agir e parecer semelhantes, cada pessoa tem habilidades diferentes.

Imagem de Capa: Sader Issa





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!