Em um mundo onde a tecnologia tem se infiltrado cada vez mais em nossas vidas, é essencial refletir sobre os impactos que ela pode ter, especialmente no desenvolvimento emocional das crianças. Dessa forma, Nicole Kennedy e seu marido decidiram durante as férias proibir o uso de tecnologia de seus filhos.
Durante uma viagem em família, eles constataram que as crianças preferiam ficar jogando no quarto do hotel, em vez de visitar um parque aquático renomado. Essa situação os levou a impor uma nova regra: zero uso de eletrônicos durante as viagens.
Dessa forma, sua ideia era reduzir a exposição às telas e assim, seus filhos, explorarem mais o mundo real e sua imaginação. Nicole queria que seus filhos pudessem se entediar (o que é essencial para estimular a criatividade) e se envolver em brincadeiras mais tradicionais, como jogar futebol, criar quadrinhos e construir cabanas.
“Eles ficaram todos chateados inicialmente e os primeiros dias foram difíceis. Houve acessos de raiva e lágrimas, de todos nós. Mas com o passar dos dias, os meninos ficaram visivelmente mais calmos. Menos agitados. Mais receptivos ao plano sem tecnologia”, disse ao The Mirror.
Nicole afirma que as crianças redescobriram o prazer de atividades que haviam perdido o interesse e se envolveram em brincadeiras mais enriquecedoras, deixando de pedir constantemente pelos eletrônicos.
Atualmente, Nicole estabeleceu um equilíbrio saudável em relação ao uso de tecnologia por seus filhos. Ela permite que eles acessem seus dispositivos eletrônicos apenas por uma hora durante os finais de semana.
“E não levamos tecnologia de férias. Vivemos em um mundo centrado na tecnologia; não podemos evitá-la totalmente, mas queremos ensiná-los a usá-la com um equilíbrio saudável”, finalizou.
Com informações: The Mirror
Imagem de Capa: Nicole Kennedy