Interessante

Paródia da “Última Ceia” na abertura das Olimpíadas de Paris gera polêmica

Nesta última sexta-feira (26), aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, realizada no rio Sena. Contudo, houve uma onda de reações ao incluir uma paródia do famoso afresco de Leonardo Da Vinci, “A Última Ceia”.

A recriação, com drag queens, uma modelo transgênero e um cantor nu representando o deus grego Dionísio, recebeu aclamação de alguns e críticas de outros, especialmente da Igreja Católica e de políticos de extrema-direita.

A cerimônia, transmitida para milhões de espectadores ao redor do mundo, incluiu um segmento que celebrou a vida noturna vibrante de Paris e sua reputação como um lugar de tolerância e subversividade.

Por isso, reinterpretaram de forma ousada a famosa cena bíblica de Jesus Cristo e seus doze apóstolos, causando reações intensas.

Contudo, a Igreja Católica na França expressou seu descontentamento através de um comunicado emitido pela Conferência dos Bispos Franceses. “Infelizmente, esta cerimônia apresentou cenas de escárnio e zombaria do Cristianismo, que deploramos profundamente.”

Políticos de extrema-direita, tanto na França quanto internacionalmente, também criticaram duramente a apresentação. “Para todos os cristãos do mundo que estão assistindo à cerimônia Paris 2024 e se sentiram insultados por esta paródia drag queen da Última Ceia, saibam que não é a França que está falando. Mas uma minoria de esquerda pronta para qualquer provocação”, disse Marion Marechal.

“Abrir os Jogos Olímpicos insultando milhares de milhões de cristãos no mundo foi realmente um péssimo começo, queridos franceses”, disse Matteo Salvini, político italiano de direita.

Apoio à liberdade de expressão

Em contrapartida, defensores da liberdade de expressão e da diversidade elogiaram a ousadia da cerimônia. “Na França, as pessoas são livres para amar como quiserem. São livres para amar quem quiserem, são livres para acreditar ou não”, disse Thomas Jolly, diretor artístico do evento.

A França possui uma longa tradição de secularismo e anticlericalismo. Muitos consideram a blasfêmia, longe de ser um crime, um pilar essencial da liberdade de expressão numa sociedade democrática.

No entanto, a polêmica gerou uma enxurrada de opiniões nas redes sociais. “Parece que todo mundo se ofende. Leonardo é uma das imagens mais famosas do mundo ocidental e foi copiado, parodiado e alterado dezenas de milhares de vezes”, comentou David Aaronovitch, apresentador da BBC Radio 4.

“Não seria divertido se não houvesse polêmica. Não seria chato se todos concordassem neste planeta?”, disse Philippe Katerine, o cantor nu que participou da cena.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

2 dias ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

2 dias ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

2 dias ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

2 dias ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

2 dias ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

2 dias ago