Cerca de dez passageiros escaparam da tragédia ao perder o voo da aeronave que saiu do Aeroporto de Cascavel (PR) e caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Uma confusão entre companhias aéreas e o fechamento de guichês contribuíram para que eles não embarcassem no avião da Voepass Linhas Aéreas, que levava 58 passageiros e 4 tripulantes.
Um dos passageiros que não embarcou no voo, compartilhou a experiência no Aeroporto Regional de Cascavel, no estado brasileiro do Paraná.
“Me disseram: ‘Rapaz, você não entra nesse avião, porque já passou do limite do embarque’. Eu botei até um pressãozinha: ‘Moço, me coloca nesse avião, eu tenho que ir’. Aí ele falou: ‘Não tem como, o que eu posso fazer é remarcar sua passagem’”, relatou.
Segundo ele, a confusão ocorreu porque os passageiros acreditavam que o voo seria operado pela companhia aérea Latam, cujo guichê estava fechado.
“Graças a Deus, não aconteceu de nós entrarmos naquele avião. Nós não sabíamos que ia ser por essa empresa [Voepass], nós pensávamos que ia ser pela Latam, e a Latam estava fechada. Eu até cheguei cedo [no aeroporto] e fiquei esperando, esperando e nada”, afirmou.
Outro passageiro, que também perdeu o voo, descreveu que chegou a discutir com um funcionário na tentativa de embarcar.
“Eu cheguei aqui às 9h40 e a Latam estava fechada. Quando eu cheguei aqui fiquei esperando para ver se abria, normalmente o aeroporto sempre tem alguém no guichê, mas não tinha ninguém. Esperei e o microfone não falou nada. Quando desci, fiquei esperando, quando deu 10h41, discuti com ele [funcionário], ele salvou minha vida. Ele fez o trabalho dele“, desabafou.
Inicialmente, os passageiros ficaram revoltados após perder o voo. “Acho que foi Deus, viu? Ficaram umas dez pessoas reclamando com o balconista ali porque não deixava o povo embarcar”, relatou mais um passageiro que não embarcou.
A aeronave modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros. Neste voo, que tinha como destino Guarulhos, em São Paulo, levava 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes, e infelizmente, não há sobreviventes.
Imagem de Capa: Reprodução TV Globo