Nos últimos anos, muitas pessoas vem optando pelo consumo de carne vegana. Dessa forma, marcas buscam incrementar várias alternativas sem carne para suas refeições.
Como as festas de fim de ano estão chegando, o Tofurky, um assado à base de plantas, é uma dessas opções que se tornaram tradição, principalmente entre vegetarianos e veganos.
No entanto, a produção desse alimento chocou algumas pessoas, que reagiram negativamente ao ver como o produto é fabricado.
O Tofurky é uma alternativa vegana ao tradicional peru de Ação de Graças, amplamente consumido nos Estados Unidos. Feito de uma mistura de tofu e trigo, conhecido como “masa”, recheado com arroz selvagem, o produto tem sido um sucesso desde a sua criação em 1980.
A fábrica da Tofurky, no estado do Oregon, já vendeu mais de 7,5 milhões de assados. Em cada turno de 10 horas, os trabalhadores produzem cerca de 6.000 assados, que são enviados para todo o país.
O processo de produção do Tofurky envolve várias etapas, começando com a preparação da massa de tofu e trigo. Essa mistura é feita com óleo de canola, água e temperos.
Enquanto isso, outro trabalhador prepara o recheio de arroz selvagem, combinando ingredientes como farinha de rosca, aipo, cebola, cenoura, alho-poró e temperos adicionais. As duas misturas se combinam em um procedimento industrial, onde a massa envolve o recheio, formando o assado.
Depois de cozidos e refrigerados, os assados são embalados e enviados aos consumidores. Um único assado de Tofurky serve até cinco pessoas e custa cerca de US$ 13,50. (cerca de R$76,60).
Mesmo com a popularidade do Tofurky, muitos consumidores ficaram horrorizados com os vídeos do processo de produção. Dessa forma gerando uma onda de comentários negativos.
“Eca”, disse um internauta. “É assim que você nunca mais organizará o Dia de Ação de Graças”, disse outro.
Outro internauta escreveu: “Isso não parece adequado para consumo humano”. “Essa é a coisa mais triste e deprimente que vi em muito tempo”, comentou um usuário.
Embora as reações negativas tenham gerado discussões, os consumidores que aderem a dietas vegetarianas e veganas continuam a apoiar o produto. Dessa maneira, alguns até pediram por uma versão sem glúten do Tofurky, destacando a popularidade contínua entre aqueles que evitam carne.
O CEO da Turtle Island Foods, empresa responsável pela produção do Tofurky, Jaime Athos, reconhece que o produto não tem o sabor de carne de peru. No entanto, ele acredita que essa diferença é um dos motivos pelos quais o Tofurky é tão amado.
De acordo com Athos, a empresa prefere focar em proporcionar uma experiência de sabor agradável, em vez de tentar imitar exatamente o sabor da carne.
“Acho que há um pequeno risco em chegar muito perto da experiência exata de comer carne. Existe aquela noção do vale misterioso: quando algo está próximo, mas não exatamente, é pior do que estar visivelmente longe do objetivo. Para nós, é mais sobre: ‘Isso come bem? É uma experiência de comer satisfatória e saborosa?'”, explica Athos.
Imagem de Capa: Reprodução
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…