Uma recente pesquisa descobriu que cerca de 44% dos adultos que ainda não são pais dizem que é improvável que tenham filhos.
Mas, embora escolham conscientemente renunciar a ter filhos e se sintam à vontade com a decisão, as pessoas sem filhos geralmente enfrentam pressão de pessoas em seu círculo social que acreditam que definitivamente mudarão de ideia.
“Você ainda tem tempo” é um dos comentários mais frustrantes que as pessoas que escolheram um caminho de vida diferente já ouviram.
Felizmente, há uma ótima maneira de combater o estigma na sociedade – veja a positividade em sua liberdade sem filhos e se sinta feliz com sua escolha. Isso é algo que centenas de pessoas expressaram em vários tópicos no Reddit, e suas histórias são honestas.
#1 “Quando meu gerente atual descobriu que não quero filhos, sua resposta foi “bem, você é jovem e ainda tem tempo para mudar de ideia”. Quando eu disse a ele que meu marido e eu queremos nos aposentar mais cedo, ele disse “mas por que você se aposentaria mais cedo se não tem filhos? O que você faria mesmo…?”
A vida é mais do que ir trabalhar todos os dias e cuidar dos filhos.”
#2 “Tenho 47 anos e a vida é ótima. Fui casado uma vez (muito jovem) e noivo uma vez, mas nunca tive filhos. Comecei meu próprio negócio há uma década e foi ótimo.
Atualmente, está me fornecendo renda enquanto trabalho em uma start-up com um parceiro. Viajo muito (quando não há pandemia), tenho muitos hobbies e construí uma família maravilhosa para companhia e apoio.
Não tenho arrependimentos e nem reclamações. Durmo bastante e cuido bem de mim. Sou voluntário e devolvo à comunidade como e sempre que posso. Eu não aceitaria de outra maneira.”
#3 “Meu filho decidiu fazer uma vasectomia no ano passado. Eu disse a ele: “Você não vai se arrepender depois?”
Ele respondeu: ‘Eu sempre posso adotar, assim como você me adotou.´”
#4 “1. Meu corpo já está bem estragado, não preciso dele MAIS ferrado.
2. Muitas pessoas parecem odiar seus filhos. Tipo, MUITAS pessoas parecem odiar seus filhos. Ou pelo menos se ressentem levemente deles. Eu não quero fazer isso.
3. Eu sou um tipo de pessoa que gosta de tudo. Um tipo de pessoa ‘qualquer coisa que valha a pena fazer vale a pena fazer’. Eu provavelmente seria um ótimo pai por causa disso – tudo para meus filhos. Mas também significa que eu seria um péssimo EU. Eu perderia a individualidade no processo, e isso não é bom para mim NEM para nenhuma criança.”
#5 “Resposta cringe, mas eu não quero trazer alguém a este mundo e forçá-lo a lidar com problemas só porque eu queria ter orgulho de ter um filho.”
#6 “Amo minha vida. Não trocaria com ninguém. Tenho 70 anos, sem filhos, nunca me casei e não me arrependo. Vários relacionamentos de longo prazo (11 anos e 17 anos … ainda amigos). Amei o fato de nunca abrir mão da minha liberdade pessoal. Várias coisas informaram minha decisão:
1. Observar os relacionamentos de pais e filhos, onde os filhos se tornaram idiotas. 2. Observar casamentos que estavam bem indo mal ou chatos 3. Observar as pessoas se perderem em casamentos estressantes.
4. Minha incapacidade de aceitar merda e fingir que não está acontecendo. 5. Não gostar da sensação de ter que negociar tudo, desde eventos sociais até escolhas de refeições. 6. Falta de vontade de abrir mão da liberdade pessoal.”
#7 “Faz um ano que meu marido e eu compramos nossa primeira casa! 4 camas, 2,5 banheiros. Eu absolutamente amo isso. Nós nos consideramos muito sortudos e gratos. Desde então, quando o assunto surge em uma conversa casual, recebo a mesma resposta dos criadores. Não ajuda sermos o único casal sem filhos na rua. “Oh, tanto espaço, sem crianças?” “É muito espaço para vocês dois.” “E as famílias com crianças que precisavam desse lar?”
Desculpe, eu queria um espaço para escritórios separados e um espaço para visitantes. Oh, as reações que recebo quando digo que transformei a toca em uma sala de gato. “Um quarto inteiro só para os seus gatos!?” “Deve ser bom viver assim” Sim. É sim. Também seria bom compartilhar realizações sem julgamento.”
#8 “Gloriosa! As férias são fáceis, principalmente se você for para outro país. Se eu encontrar um lugar, posso simplesmente me mudar sem me preocupar se a escola é boa ou o tamanho da casa.”
#9 “Disseram-me em um antigo emprego que eu seria uma ótima mãe porque era muito paciente e gentil com os colegas de trabalho, especialmente os novos que tinham MUITAS perguntas.
A diferença é que posso me afastar dos meus colegas de trabalho, mas com filhos é outra história! Minha mãe disse que eu seria uma mãe fantástica – SE eu quisesse, porque, no final das contas, não seria se meu coração não estivesse nisso. Minha mãe entende, e eu a aprecio muito por isso.”
#10 “Eu nunca quis ter filhos.
Meus parentes e conhecidos me diziam: “Quando você crescer você vai mudar de ideia. Filhos são uma benção na vida”, ou coisas do tipo. Eu sempre respondia que não me via como mãe. 15 anos se passaram e nada mudou.”
#11 “Decidi quando tinha 18 anos e concordo com isso. As pessoas vão me dizer: “Quem vai cuidar de você quando você for velho?” seguido por esta pequena jóia: “Você tem que começar sua própria família”, como se meu namorado e meus cachorros não contassem.”
#12 “Quase 40, sem filhos, nunca casei. Eu trabalho cerca de 50 horas por semana. A vida é boa. O dinheiro fica no banco, já que não preciso gastá-lo com crianças, tenho muito tempo livre que uso como quero, porque não preciso perguntar a um outro como eles querem passar o tempo juntos ou ver minha agenda em torno da prática esportiva ou acadêmica.
Aproveito minhas férias para estender alguns fins de semana, viajar para algum lugar legal, ficar em uma pousada e curtir a vida noturna que o lugar tem a oferecer.”
Imagem de Capa: Vadim Paripa no Unsplash
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…