Quer saber o grande segredo para que seus filhos cresçam e se tornem adultos bem-sucedidos? Faça-os fazer tarefas domésticas.
De acordo com um estudo científico, publicado no Australian Occupational Therapy Journal, pesquisadores da Universidade La Trobe avaliaram se crianças que realizam tarefas domésticas desenvolvem melhor memória de trabalho, inibição e outras funções que preveem o sucesso à medida que amadurecem.
Eles entrevistaram mais de 200 pais de crianças de 5 a 13 anos, perguntando quais tarefas eles exigem que seus filhos façam, juntamente com perguntas para analisar o funcionamento das crianças.
De fato, crianças que eram obrigadas a realizar tarefas da casa tinham mais probabilidade de apresentar melhor desempenho acadêmico e habilidades de resolução de problemas.
Como explicam os pesquisadores australianos, há uma longa linha de estudos sugerindo benefícios positivos para crianças que fazem tarefas, além dos hábitos de viver em uma casa limpa, por exemplo, e ter a louça lavada e a roupa lavada.
Estudos anteriores descobriram que exigir tarefas domésticas na infância está associado a maiores sentimentos de autonomia e maior satisfação com a vida. Além disso, no Harvard Grant Study, o estudo longitudinal mais longo da história, os pesquisadores identificaram duas coisas essenciais que permitem que os adultos sejam felizes e bem-sucedidos:
- Primeiro, o amor.
- Segundo, ética de trabalho.
Como se desenvolve ética de trabalho quando criança? O consenso era que “ter feito tarefas quando criança” era um preditor significativo.
“Quanto mais cedo você começar, melhor”, explicou Julie Lythcott-Haims, ex-reitora de calouros da Universidade Stanford, em uma palestra sobre o estudo. “Uma mentalidade de arregaçar as mangas e contribuir, uma mentalidade que diz, há um trabalho desagradável, alguém tem que fazê-lo, pode muito bem ser eu… é isso que faz você progredir no local de trabalho.”
Imagem de Capa: Canva