Um pesquisadora especializada em narcisismo e psicopatia revela os quatro comportamentos que expõem uma pessoa aparentemente “generosa” como narcisista:
Eles submetem você a grandes gestos românticos, fingimentos excessivos sobre o futuro, bombardeios de amor e charme no começo para fisgar você e fazer com que você invista neles — apenas para se afastarem e reterem o que querem assim que conseguem o que querem.
Pessoas com traços narcisistas e psicopáticos tendem a sugar os recursos dos outros e dependem de elogios, validação, golpes de ego e esforços das pessoas para mantê-las “nutridas”.
Elas também tendem a se associar a pessoas que têm status, reputação, talento, ativos financeiros, atratividade e realizações que podem explorar para seu próprio uso e aproveitar.
No entanto, para fazer com que essas pessoas os atendam, elas primeiro precisam cobrir seus alvos escolhidos com bajulação excessiva, atenção, grandes gestos românticos, elogios, promessas para o futuro e bombardeios de amor para garantir que invistam em um futuro que pode nunca se concretizar, ou pelo menos não da maneira que sugeriram.
Depois de obterem tudo o que precisavam desses alvos, elas tendem a passar rapidamente para outras vítimas com pouca consideração pelo bem-estar de seus parceiros anteriores.
Este é o homem narcisista que encanta e bombardeia suas parceiras com amor, fazendo-as acreditar que está procurando um relacionamento de conto de fadas, apenas para dormir com elas e nunca mais ligar, ou a mulher narcisista que diz ao namorado que está querendo se casar apenas para que ele possa cuidar dela financeiramente enquanto isso, traí-lo com várias parceiros pelas costas.
Eles dão apenas para receber — quando é sua vez de receber, eles o negligenciam ou se tornam emocionalmente mesquinhos. Não existe “presente grátis” com um narcisista.
É lógico que generosidade mútua e reciprocidade podem ser a base para muitos relacionamentos saudáveis, mas na maioria dos relacionamentos saudáveis, ambas as pessoas se dão livremente sem um senso de direito excessivo ou egoísmo unilateral.
Quando você está em um relacionamento com um narcisista, eles só darão a você se isso os beneficiar, mas quando chega a hora de eles também serem generosos ou cumprirem suas promessas a você, eles de repente parecem mesquinhos ou dão desculpas esmagadoras para o porquê de não conseguirem cumprir, muitas vezes fazendo com que você invista neles sob falsos pretextos.
Por exemplo, um amigo narcisista pode pedir um empréstimo e prometer pagar de volta, apenas para desaparecer de repente quando eles ganham dinheiro com o dinheiro que você emprestou e é hora de ser reembolsado.
Ou um parceiro romântico narcisista pode prometer a você um casamento feliz para que você viva com eles e pague metade do aluguel durante o relacionamento, apenas para acelerar em direção ao pôr do sol com uma nova amante.
Um namorado narcisista pode levá-la para férias luxuosas no seu aniversário, apenas para exigir que você pague metade das despesas depois de dar a viagem como um “presente” para você, ou deliberadamente dar a você o presente errado depois de você gastar tempo procurando um presente atencioso para ele.
Eles demonstram um senso excessivo de direito aos frutos do seu trabalho, mas acusam você de ser “egoísta” se você pede uma compensação ou pede algo em troca.
Pessoas com direito gostam de projetar em outras pessoas e fingir que suas vítimas são as que têm direito quando pedem uma compensação justa e reconhecimento.
Os narcisistas usam essa projeção como arma para fazer você se sentir culpado caso ouse tentar responsabilizá-los por seu comportamento.
Um membro da família narcisista pode pedir que você pague por seu estilo de vida luxuoso, mas quando você pede um favor, eles podem explodir de raiva e acusá-lo de ser exigente e carente.
Um parceiro romântico narcisista pode dizer que você está sendo “mimado” e lembrá-lo diariamente das poucas vezes em que o levaram para um encontro romântico durante os estágios de bombardeio de amor e futuras falsificações do relacionamento, se você alguma vez denunciar sua negligência, mas continuar a usá-lo para moradia gratuita.
Os padrões duplos em tais circunstâncias são absurdos e a hipocrisia tende a ser flagrante com tipos de personalidade obscura.
Eles criam um desequilíbrio de poder e uma desigualdade potente em todo o relacionamento entre o que esperam que você dê a eles e fingem que o que lhe deram é generoso demais para que você reclame, revelando uma falta de empatia por suas necessidades e desejos.
Pessoas empáticas dão livremente aos outros porque gostam de dar e fazer os outros felizes – é por isso que tendem a ser aproveitadas por personalidades obscuras. Um narcisista dará porque isso cria uma sensação de medo, obrigação e culpa – bem como um desequilíbrio de poder.
Este é o marido rico que não tem uma mentalidade de provedor genuíno, mas usa seu dinheiro para controlar, isolar e abusar financeiramente de sua parceira, muitas vezes até explorando seus recursos e trabalho para beneficiá-lo, apesar de ter os meios para ser generoso enquanto ela sofre.
É a esposa narcisista que abusa verbalmente de seu marido enquanto faz uso de seus recursos. Se uma vítima reclamar sobre o tratamento que está sofrendo, o narcisista o lembrará de “seu lugar” e ameaçará tirar tudo o que recebeu para microgerenciar sua capacidade de falar por si mesmo.
Esse padrão de coerção cria um desequilíbrio de poder e disparidade que deixa as vítimas exploradas e incapazes de se defender.
Por Thought Catalog
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma nova onda de ciberataques está utilizando estratégias sofisticadas para enganar usuários curiosos e…
Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…
Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…
O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…
Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…
Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…