Todos nós já passamos por isso: você “esquece” das batatas que tem em casa e quando vai usá-las se depara com pequenas raízes verdes e rosadas em seu estoque. Mas será que podemos comer sem medo uma batata que está brotando?
As batatas sempre brotarão quando as condições forem adequadas para que isso aconteça. Se você armazena suas batatas em uma área bem iluminada da cozinha, em uma cesta com cebolas ou as coloca na bancada depois de passarem um tempo na geladeira, elas vão acabar com brotos.
Apesar de ser tentador, você nunca deve guardar as batatas na geladeira. Os amidos presente nesse alimento podem se converter em açúcar e produzir produtos químicos perigosos quando cozidos.
Isso depende. Se suas batatas apenas começaram a brotar, você ainda poderá recuperá-las cortando as áreas germinadas. Se houver vários brotos grandes e as batatas parecerem enrugadas, é hora de jogá-las fora.
Siga a regra deve ser seguida com qualquer outro produto envelhecido: em caso de dúvida, jogue-o fora. De acordo com o National Capital Poison Center, é melhor jogar fora as batatas que já brotaram, porque os brotos são um sinal de que as batatas contêm níveis mais elevados de toxinas perigosas do que sem brotamento.
As batatas contêm duas toxinas naturais chamadas solanina e chaconina. Com o tempo, essas toxinas aumentam naturalmente, especialmente se expostas à luz. Essas toxinas estão presente principalmente nos brotos e na casca da batata; a polpa da batata contém muito menos.
Embora sejam necessárias uma quantidade razoável de batata para sentir os efeitos dessas toxinas, elas podem causar vômito, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça e febre. Os sintomas geralmente são leves, mas podem ser mais graves em algumas pessoas.
Descascar as batatas antes de cozinhá-las pode ajudar a diminuir o número de toxinas e remover os brotos pode reduzir o risco de ingestão de toxinas, mas pode não evitá-lo totalmente. Apenas cozinhar não elimina nenhuma toxinas se os brotos não forem removidos – e certamente não é recomendo comer essas batatas cruas.
É importante armazenar as batatas em local fresco e seco, como a despensa ou dentro de um armário para evitar que elas brotem rapidamente. Além disso, mantenha as batatas longe das cebolas, pois os gases desses vegetais podem acelerar o processo de germinação.
A germinação é apenas um sinal de que você deve repensar o consumo daquela batata. O ideal é que a batata seja firme ao toque e tenha a casca firme e sem manchas. Se a sua batata estiver mole ou com manchas pretas, você provavelmente deveria jogá-la fora.
Se acaso você notar que as batatas estão ficando verdes, é a clorofila que aumentou – o que não é perigoso, mas é um sinal de que outras toxinas também aumentaram.
O cheiro é outra ótima forma de saber se uma batata não é segura para comer. Geralmente as batatas tem cheiro de terra, mas se estiver com odor de mofo, é um sinal infalível de que suas batatas precisam ir direto para o lixo.
Imagem de Capa: Canva
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…