Se você já deu uma olhada nos álbuns de fotos antigas dos seus parentes quando eles eram jovens, ou assistiu a programas e filmes de TV antigos, este pensamento pode ter passado pela sua cabeça: por que esses adolescentes parecem ser “jovens” senhores de idade?
Embora parte disso seja certamente viés de seleção – pois nem todo mundo envelhece na mesma proporção -, há alguma verdade na ideia? Um vídeo analisando o tópico da Vsauce diz que sim, mas parte disso é sobre como os looks do passado se tornam associados a ser “velho” conforme as pessoas que usam essa moda envelhecem.
Como Michael Stevens, da Vsauce, explica no vídeo, houve mudanças nas taxas de envelhecimento ao longo do tempo devido a fatores como padrões de vida, melhores cuidados de saúde e escolhas de estilo de vida. É claro que, nas partes mais ricas do mundo, e mesmo dentro de regiões onde essas melhorias foram feitas, há disparidades entre diferentes grupos com base na renda e na classe social.
Embora não seja nenhuma surpresa que melhores padrões de vida afetem seu envelhecimento, a mudança é surpreendentemente perceptível ao longo de apenas algumas décadas.
Um estudo publicado em 2018 examinou as mudanças no envelhecimento biológico em relação à idade cronológica, entre 1988 e 2010. Eles descobriram que, mesmo nesse curto período de tempo, houve diferenças significativas no envelhecimento, com as gerações mais recentes sendo biologicamente “mais jovens” do que aquelas que as antecederam.
“Nos últimos 20 anos, a idade biológica da população dos EUA parece ter diminuído para homens e mulheres em toda a faixa etária”, escreveu a equipe no estudo.
“No entanto, o grau de mudança não foi o mesmo para homens e mulheres ou por idade. Nossos resultados mostraram que os homens jovens experimentaram maiores melhorias do que as mulheres jovens. Essa descoberta pode explicar por que a mortalidade adulta precoce diminuiu mais para os homens do que para as mulheres, contribuindo para um estreitamento da lacuna de mortalidade de gênero. Além disso, as melhorias também foram maiores para os adultos mais velhos do que para os adultos mais jovens.”, acrescentou.
O estudo enfatizou fatores de estilo de vida como o tabagismo, que em parte explicaram a redução da diferença entre as idades biológicas de homens e mulheres, à medida que os homens começaram a fumar menos e as mulheres a acompanharam, além do uso de medicamentos para melhorias na saúde.
Embora esses fatores possam desempenhar um papel no motivo pelo qual as pessoas do passado parecem mais velhas para nós, não é de forma alguma a história toda. Como Michael da Vsauce observa, isso explicaria pessoas de 60 anos parecendo ter 56, pessoas de 40 anos parecendo ter 37,5 e pessoas de 20 anos parecendo ter 19.
De acordo com Vsauce, um grande fator, junto com todas as outras mudanças, como melhor cuidado com os dentes e uso de protetor solar protegendo a pele do envelhecimento, são meramente nossos preconceitos sobre como vemos modas antigas.
À medida que associamos modas antigas com coisas velhas, nós associamos retroativamente essas modas com ‘ser velho’, mesmo quando olhamos para fotos de pessoas objetivamente jovens daquela época.
Desta forma, é por isso que vemos as pessoas do passado com uma “aparência mais velhas” comparado em como a sociedade é agora.
Imagem de Capa: Reprodução
As vacas, muitas vezes vistas como animais tranquilos e indiferentes, possuem relações sociais complexas que…
Recentemente, o empresário Bill Gates compartilhou a sua visão sobre o futuro do mercado de…
Manter as roupas brancas impecáveis sem recorrer a produtos químicos agressivos pode ser um desafio.…
Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo a tão aguardada adaptação de “Cem Anos de…
Em Balneário Camboriú, a Praia Central, um dos destinos turísticos mais famosos do litoral norte…
Em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, o pequeno Ravi, filho de Viih Tube e…