
O mais recente incidente aéreo desde o início de 2025 ocorreu no Aeroporto Pearson de Toronto, no Canadá, depois que uma aeronave da Delta Air Lines vindo de Minneapolis caiu e capotou durante o pouso, resultando em 18 pessoas feridas.
O diretor executivo do aeroporto de Toronto disse que todos os 80 passageiros e tripulantes sobreviveram. E apenas uma criança e dois adultos ficaram gravemente feridos no acidente ocorrido no dia 17 de fevereiro.
🚨VEJA: Não há informações sobre vítimas e feridos no acidente do avião da Delta Airlines no aeroporto de Toronto. As informações preliminares dizem que o piloto tentou fazer um pouso forçado.
pic.twitter.com/qRyF0v10n3— FOFOGRANDO! (@fofogrando) February 17, 2025
Mas por que os desastres de aviação parecem estar aumentando?
Recentemente, diversos acidentes aéreos trágicos ocorreram ao redor do mundo, além de vários outros incidentes menores de aviação.
Ainda não há explicação oficial para os grandes acidentes que resultaram em fatalidades, enquanto as autoridades conduzem investigações aprofundadas para identificar as possíveis causas. No entanto, pode levar mais de um ano até que os relatórios sejam divulgados.
Desta forma, a recente onda de incidentes de aviação e quase acidentes levantou preocupações sobre a segurança de voo. Mas especialistas asseguram que não há motivo para alarme quanto ao futuro das viagens aéreas.
O Secretário de Transportes Sean Duffy disse à Fox News que viajar de avião é “muito mais seguro do que viajar de carro e trem. Este é o meio de transporte mais seguro”.
O Conselho Nacional de Segurança estima que os americanos têm uma chance em 93 de morrer em um acidente automobilístico, enquanto mortes em aviões são raras demais para calcular as probabilidades.
Além disso, pesquisas também indicam que o número de acidentes não aumenta a cada ano. O maior número de mortes na aviação em um ano registrado, desde a compreensivelmente alta taxa de acidentes dos anos 40 ( Segunda Guerra Mundial ), é 1972, quando 3.346 morreram, de acordo com dados.
Mas isso não foi uma anomalia, com o número médio de mortes por ano apenas regularmente caindo abaixo de 2.000 na década de 1990.
O acidente de avião mais mortal da história ocorreu em 27 de março de 1977, quando dois Boeing 747 colidiram na pista do Aeroporto de Tenerife, na Espanha. O acidente matou 583 pessoas.
Desde então, o número de fatalidades vem diminuindo constantemente e, na década de 2010, tornou-se raro que o número de mortos ultrapassasse 1.000.
Em 2024, o número de mortes na aviação foi de 416, maior que as 229 de 2023, mas consistente com as médias dos anos anteriores: 578 em 2019, 463 em 2020, 414 em 2021 e 357 em 2022.
A última vez que as fatalidades ultrapassaram 1.000 foi em 2018, quando dois aviões Airbus caíram na Etiópia e na Indonésia.
Em 2023, 35,3 milhões de voos comerciais regulares ocorreram globalmente, de acordo com o Air Transport Action Group. Isso torna as viagens aéreas estatisticamente mais seguras do que o transporte ferroviário e rodoviário.
Voar está se tornando mais perigoso devido às mudanças climáticas?
A aviação há muito tempo é considerada uma contribuidora significativa para as mudanças climáticas. No entanto, de acordo com um artigo da National Geographic de julho de 2024, a piora do clima pode estar afetando cada vez mais os voos também.
O estudo destacou que a turbulência, causada por ventos mais fortes, uma corrente de jato mais rápida e tempestades mais frequentes, está tornando as viagens aéreas mais turbulentas. Há também relatos crescentes de pistas inundadas e aumento das temperaturas da superfície, dificultando a decolagem dos aviões.
Mas para além disso, essas alterações no clima ainda não tiveram um impacto significativo no número de acidentes ou fatalidades.
Imagem de Capa: Reprodução