Se você já viajou de avião, provavelmente já ouviu o anúncio “Tripulação, 10 mil pés” no sistema de som do avião. Contudo, essa mensagem não é apenas uma formalidade, ela desempenha um papel vital na segurança aérea, marcando um momento crítico durante a operação do voo.
Esse aviso é feito após a aeronave alcançar aproximadamente 3.050 metros de altitude, tanto durante a subida quanto na descida. Esse marco é especialmente importante por dois motivos principais:
Durante as fases críticas do voo (subida inicial e aproximação para pouso), as operações na cabine de comando se tornam exclusivamente focadas na condução segura da aeronave.
Portanto, é proibido qualquer tipo de conversa ou ação que não esteja relacionada ao voo. Dessa forma, evitando qualquer distração que possa comprometer a segurança da operação.
Após a decolagem, o aviso de 10 mil pés também informa que a tripulação pode desligar o sinal de “afivelar os cintos”, desde que não haja turbulência.
É neste momento que os comissários começam o serviço de bordo, como a distribuição de bebidas e refeições. Antes disso, a prioridade é garantir a segurança durante as etapas mais delicadas do voo.
A escolha dos 10 mil pés não é aleatória. Essa altitude marca a transição entre as fases mais críticas do voo (decolagem e pouso) e uma operação mais estável.
Alguns dos motivos incluem:
Então, da próxima vez que viajar e ouvir esse anúncio, saiba que cada detalhe foi pensado para garantir uma viagem segura e tranquila.
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…