Por que o número de homens que usam maquiagem aumenta cada vez mais?

Quebrando estereótipos de gênero, a maquiagem está cada vez presente na rotina dos homens, que estão usando cosméticos como base, batons, delineador, cílios postiços entre outros.

Na busca de tornar as mulheres “mais atraentes”, o mercado da beleza se especializou na produção de itens que, supostamente, apenas o público feminino usaria.

No entanto, atualmente, os produtos que seriam destinados apenas para mulheres, agora também é usado – e muito – por homens, que vai desde os que usam para fazer produções artísticas, como as drag queens até os que utilizam para realçar pontos de sua beleza.

Apesar das discussões em torno do que é “coisa de homem” e “coisa de mulher”, a verdade é que não é de agora, que os homens começaram a usar maquiagem. No Egito antigo, homens de alta patente delineavam os olhos com um pó preto simbolizando sua posição social. Acredita-se também, que os guerreiros coreanos hwarang usavam maquiagem e uniformes elegantes.

O uso de maquiagem por homens parecia não chocar tanto, e agora, podemos notar a ascensão de tutorias de maquiagem nas redes sociais com meninos ensinando as técnicas.

A maior adesão dos homens à maquiagem tem sido sentida no mercado da beleza, conforme relatou a marca japonesa Shiseido à revista Vice. A empresa relatou um crescimento de dois dígitos em uma de suas linhas de beleza destinada para homens durante a pandemia, e considera que o desejo dos homens em melhorar sua aparência em reuniões online contribuiu para esse aumento.

Nos dias de hoje, podemos encontrar tanto homens usando maquiagem mais leve, apenas para disfarçar manchas e acentuar seus traços, quanto aqueles que a usam para mudar completamente sua beleza.

Independentemente do método, temos que concordar que a maquiagem não está mais associada a um gênero, da mesma forma que mulheres podem usar roupas tidas como “masculinas” e homens podem se aventurar na maquiagem.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!