A primeira das quatro superluas de 2023, a exibição lunar de julho parecerá mais brilhante no céu noturno do que qualquer outro evento um típico evento de lua cheia ocorrido este ano. Na noite desta segunda-feira (3), a Lua estará estará mais perto da Terra.
A dimensão que a Lua vai apresentar no céu esta noite será especialmente “notória” estará, portanto, a 361.934 quilômetros de distância, se compararmos com uma Lua cheia no apogeu (o ponto de maior distância da Terra), que pode chegar aos 400 mil quilômetros.
“Uma superlua é quando a lua aparece um pouco maior em nosso céu”, disse o Dr. Shannon Schmoll, diretor do Abrams Planetarium na Michigan State University. “Conforme a lua gira em torno da Terra, não é um círculo perfeito. Então, há pontos em sua órbita onde está um pouco mais perto ou um pouco mais longe da Terra.”
A lua cheia parecerá ser cerca de 7% maior, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac.
Embora a maioria dos anos tenha 12 luas cheias, 2023 terá 13 desses eventos lunares. Segundo o The Old Farmer’s Almanac, este ano haverá mais três superluas, nos dias 1 e 31 de Agosto – incluindo uma lua azul – e em 29 de Setembro. De acodo com estimativas dos astrônomos, a que estará mais perto da Terra será a de dia 31 de Agosto, a 357.344 quilômetros.
A vantagem é que não é preciso equipamento especial, basta olhar para a Lua. A Lua cheia nasce com o pôr do Sol, portanto, assim que o Sol desaparecer, basta olhar para o lado oposto e ver onde é que está a Lua.
Imagem de Capa: Canva