Primeira vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil; veja preço

As primeiras doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores da bronquiolite, finalmente chegam ao Brasil.

A Abrysvo, desenvolvido pela Pfizer, é o único imunizante aprovado no país com indicação tanto para gestantes quanto para idosos e bebês, os dois grupos mais vulneráveis às infecções provocadas pelo vírus.

Mulheres grávidas devem receber uma única dose da vacina entre as semanas 24 e 36 da gestação, como forma de transmitir imunidade contra infecções respiratórias causadas pelo VSR nos bebês até 6 meses de idade. Idosos a partir dos 60 anos, também tem indicação de receber dose única.

No momento, a vacina só está disponível nos centros e clínicas de vacinação particulares.

Mas, em paralelo à parceria com a rede privada de imunização, a Pfizer também solicitou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a inclusão de Abrysvo no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para aplicação gratuita à população nos postos de saúde. O pedido está sob análise do Ministério da Saúde, segundo a farmacêutica.

Quanto custa a vacina contra bronquiolite?

De acordo com algumas clínicas e centros de vacinação particulares, o preço da vacina Abrysvo pode variar. Desta forma, o valor da dose é entre R$ 1.620 a R$ 1.830.

O que é vírus sincicial respiratório (VSR)?

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos que conduz o ar aos pulmões. Os sintomas comuns incluem coriza, tosse e febre, mas em casos graves pode haver dificuldade para respirar, aumento da frequência respiratória e problemas para mamar em bebês, exigindo internação.

O VSR é uma das principais causas de internações e mortes em crianças menores de dois anos, sendo responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nessa faixa etária.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção, junto com cuidados básicos de higiene. Além disso, o palivizumabe, um anticorpo monoclonal, é indicado para crianças com maior risco de infecção grave, sendo aplicado mensalmente durante a época de maior circulação do vírus.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!