Primeiro “preservativo digital” chega para proteger usuários contra gravações não consensuais

Recentemente, a Billy Boy, a marca de saúde sexual alemã, em parceria com a agência criativa Innocean Berlin, acaba de desenvolver uma tecnologia para a segurança e privacidade no mundo digital.

Dessa forma, lançando o primeiro “preservativo digital”, chamado CAMDOM. O aplicativo busca proteger os usuários de gravações indesejadas e não consensuais durante momentos íntimos.

No mundo atual, com o aumento das redes sociais e da facilidade de gravação através de smartphones trouxe consigo um problema: o compartilhamento não autorizado de fotos e vídeos íntimos, também conhecido como pornografia de vingança.

De acordo com a organização Refuge, no Reino Unido, esse tipo de abuso digital cresceu impressionantes 106% de 2022 a 2023. Assim, evidenciando a necessidade de novas ferramentas de segurança.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BILLY BOY (@billy_boy_de)

Como funciona o “preservativo digital” CAMDOM

O CAMDOM é um aplicativo que bloqueia automaticamente a câmera e o microfone de dispositivos próximos, como celulares e tablets. Desse modo, impedindo qualquer gravação furtiva no ambiente.

A utilização é simples: os parceiros colocam seus telefones juntos e ativam o aplicativo, deslizando sobre um botão virtual que estabelece o bloqueio dos dispositivos para qualquer registro de áudio, vídeo ou foto.

Contudo, para ser feito o desbloqueio, é necessário que ambos pressionem o botão ao mesmo tempo. Dessa forma, todos garantem o consentimento mútuo antes de qualquer registro.

Se algum usuário tenta sair da proteção sem a permissão dos outros, o alarme dispara, alertando sobre a tentativa de violação de privacidade.

Felipe Almeida, o desenvolvedor do CAMDOM, destaca que a aplicação dos dispositivos digitais já se tornou tão essencial quanto outros itens de proteção, como um preservativo convencional.

“Hoje em dia, os smartphones se tornaram uma extensão do nosso corpo e armazenam muitos dados confidenciais. Para proteger você da gravação de conteúdo não consensual, criamos o primeiro aplicativo que bloqueia câmera e microfone por meio de Bluetooth,” explicou Almeida.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BILLY BOY (@billy_boy_de)

Essa inovação traz um novo nível de segurança, onde os usuários podem focar na experiência sem preocupações com violações de sua privacidade.

Atualmente, o CAMDOM está disponível apenas para Android, mas a empresa promete um lançamento para iOS em breve, aumentando a acessibilidade dessa ferramenta para mais usuários.

Imagem de Capa: BILLY BOY 





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!