Reflexão

Professora cria materiais táteis para incluir aluno cego nas suas aulas

Fabiana Rocha é professora no Colégio Mario Schenberg, em Carapicuíba (SP), e recentemente conquistou os corações de milhares de internautas com um gesto absolutamente adorável, provando o quão gosta da sua profissão.

Ao lhe serem atribuídas três novas turmas, Fabiana deparou-se com uma pequena dificuldade – numa dessas turmas, um dos alunos, Nathan, é cego e, sendo a metodologia de ensino da respectiva escola ainda um pouco tradicional, esta não estava preparada para ensinar a disciplina a um aluno com necessidades especiais. Contudo, a professora jamais iria admitir que um dos seus alunos fosse excluído da sua aula, e por isso decidiu fazer algo para o ajudar.

“Quem me conhece sabe o quanto AMO ser professora e como não consigo conceber a ideia de um aluno ser excluído de alguma maneira das minhas aulas e do processo de ensino e aprendizagem.”, escreveu Fabiana numa publicação que fez no seu perfil do Facebook.

Foi então que, ao preparar uma prova de uma das suas turmas onde utilizava gráficos e pirâmides etárias, a professora teve uma ideia – fazer um material tátil para Nathan.

Crédito: Facebook / Fabiana Rocha

“Comecei a pesquisar, estudar, criar e saiu os primeiros materiais.Gráficos com diversas texturas(E.V.A com gliter, felpudo, liso) Pirâmides etárias de Lego, Mapas com divisões em linhas e grãos (feijão, milho etc) entre outros…”, contou.

No dia da prova, Fabiana estava com receio de que os materiais não iriam servir de muito, mas ainda assim, quando o pequeno se sentou à sua frente, esta disse-lhe: “Nathan preparei algo diferente para você”, e o seu sorriso fez com que Fabiana tivesse a certeza que todo o seu esforço iria resultar.

Durante a avaliação, esta utilizou os seus materiais táteis e a emoção não podia ser maior ao ver o pequeno Nathan a responder certo a todas as questões.

Crédito: Facebook / Fabiana Rocha

“No final da prova ele chorou, agradeceu por eu ter feito o material para ele e eu chorei junto em saber que venci um obstáculo dentro da inclusão na educação…”, contou.

Crédito: Facebook / Fabiana Rocha

Segundo a publicação de Fabiana, neste momento a turma encontra-se a finalizar o terceiro bimestre e o crescimento de Nathan é vísivel, contando já com atlas em braille e leitura de gráfico com Lego. Mas o mais importante é a “alegria e compromisso no ensinar e aprender.”

Fabiana contou ainda que o pequeno lhe ofereceu um quadro como forma de agradecimento e ainda tentou desenhá-la, chegando até a perguntar-lhe como eram as suas feições, mas que preferiu não fazê-lo, pois sempre que pensa no seu “rosto não “enxerga” olhos, nariz e boca mas uma luz….”

Crédito: Facebook / Fabiana Rocha

Esta é a publicação de Fabiana:

Tal como Fabiana escreveu: “Ser professor nos dias de hoje é mais do que ser Luz!
Educar é criar pontes de possibilidades.” e esta professora está certamente a fazer um excelente trabalho. ?

Fonte: Razões Para Acreditar

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Perfumes femininos baratos que cheiram a luxo e duram o dia todo: 7 opções para arrasar sem gastar muito

Você busca um perfume que a faça sentir elegante, poderosa e cheirosa o dia todo,…

16 horas ago

Série médica da Netflix surpreende e lidera audiência em mais de 130 países

Se você é fã de séries médicas como Grey’s Anatomy ou The Good Doctor, prepare-se…

16 horas ago

Se o seu sobrenome estiver nesta lista, você tem ancestralidade cigana

Um vídeo compartilhado recentemente nas redes sociais chamou a atenção ao seu falar sobre sobrenomes…

17 horas ago

Enfermeiras que trabalham no mesmo andar de um hospital “coincidentemente” desenvolvem tumores cerebrais

Pelo menos cinco enfermeiras de uma equipe que trabalha no mesmo andar de um hospital…

18 horas ago

Trump muda regras sobre ‘banhos de chuveiro’ nos EUA: “Gosto de lavar meu lindo cabelo”

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto nesta semana que muda as regras…

18 horas ago

Estudantes de medicina debocham e expõem paciente no TikTok e família denuncia desrespeito: caso é investigado pela polícia

Recentemente, viralizou nas redes sociais, um vídeo de duas estudantes de medicina expondo detalhes de…

19 horas ago