Nas redes sociais, um vídeo polêmico viralizou em que mostra uma professora ensinando linguagem neutra aos seus alunos. O caso ocorreu no Brasil, em Videira, Santa Catarina. Um aluno publicou o vídeo, desencadeando assim a demissão da docente.
No vídeo em questão, a professora, sem saber que estava sendo gravada, aborda o tema da linguagem neutra. Ela menciona a importância de respeitar as identidades não-binárias e destaca a sensibilidade ao uso de pronomes e termos que reconheçam a diversidade de gênero.
No entanto, uma declaração específica da professora chamou a atenção e gerou polêmica: “Se você fosse uma [pessoa] não-binária […] e te ofendesse ser chamada de ‘todos’, porque ‘todos’ não abrange teu ‘tipo’ de gênero [sic], você teria que engolir, porque você é minoria”.
Desse modo, a divulgação massiva do vídeo nas redes sociais provocou uma reação imediata da direção da escola. A diretora demitiu a docente envolvida e comunicou a decisão aos pais dos alunos. A professora atuava no ensino fundamental, ministrando aulas para três séries.
A repercussão do caso foi intensa, gerando debates sobre a liberdade de ensino, a inclusão de temáticas de gênero nas escolas e o papel dos educadores em lidar com tais questões sensíveis.
Contudo, o colégio escolheu não divulgar detalhes sobre a demissão, limitando-se a informar aos pais que resolveu o “caso internamente”.
Imagem de Capa: Reprodução
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…