Nesta era da tecnologia, criar filhos é um pouco diferente de criar filhos antes da internet e todos os aparelhos exclusivos que nos consomem. As crianças brincavam lá fora até que as luzes da rua se acendessem e sabiam que tinham que ir para dentro de casa. Mas agora, criamos os filhos de maneira totalmente diferente de vinte ou trinta anos atrás. Mas os especialistas de Harvard sugerem que é hora de voltar ao básico.
Parece uma sugestão simples. Mas vivemos em tempos desafiadores, quando estamos “ligados” 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio da tecnologia, do trabalho e do bombardeio de vidas ocupadas tentando nos manter à tona.
Não é apenas a mídia social – as notícias, e-mails, mensagens de texto ou a flutuação de estar de plantão o tempo todo prejudicam nossos relacionamentos. Acostumamo-nos com o vício de nos expor. É mais fácil dar a uma criança um brinquedo ou um celular nas mãos para mantê-la ocupada do que fazer algo com ela.
Passar tempo com seus filhos significa colocar tudo no chão, ler um livro, chutar uma bola, caminhar ou apenas jogar um jogo de cartas à moda antiga. Em termos mais simples, significa que você interage com seu filho pessoalmente. Estas são as coisas que eles vão se lembrar. Eles vão esquecer o que você comprou para eles. Eles só querem passar um tempo de qualidade com seus pais.
De acordo com pesquisadores de Harvard, “Embora a maioria dos pais e cuidadores diga que cuidar de seus filhos é uma prioridade, muitas vezes as crianças não estão ouvindo essa mensagem”.
Tenha realmente interesse pelo o está acontecendo na vida de seu filho. Verifique com professores, treinadores e outros cuidadores. Descubra se há uma mudança de comportamento. Permita que seu filho se sinta à vontade para falar com você. Seu filho precisa ouvir que ele é uma prioridade em sua vida.
Não basta mostrá-los dando-lhes coisas, mantendo-os seguros ou alimentando-os. As crianças exigem reconhecimento por meio de palavras. Palavras são importantes. Convide-os a sentar e compartilhar suas histórias sobre a escola, dever de casa, amigos e assim por diante.
Um dos maiores presentes que você pode dar ao seu filho é a capacidade de analisar e resolver problemas. Confie em seu filho para decidir por si mesmo o que ele quer. Você não pode resolver seus problemas o tempo todo. É saudável permitir que eles experimentem a vida através de suas lentes. A conquista é significativa e, ao permitir que eles determinem o que desejam, você os presenteia com consciência.
Permita que ele venha até você e compartilhe seus problemas e oriente-o a fazer as melhores escolhas possíveis. É um desafio dar um passo para trás como pai e ver seu filho cometer um erro. Mas, assim como você, faz parte do aprendizado e da evolução da nossa humanidade. Você quer que eles fiquem felizes pelo que fizeram e não apenas para fazer você feliz como pai ou mãe.
Os pesquisadores de Harvard dizem que “estudos mostram que as pessoas que têm o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem prestativas, generosas, compassivas e misericordiosas – e também têm mais chances de serem felizes e saudáveis”.
Os pais devem dar tarefas aos filhos e expressar gratidão por suas realizações. As crianças precisam ver que a gratidão é um presente notável. Sempre que fizerem algo, honre-os e reconheça-os por seu desempenho. Os psicólogos de Harvard descobriram que os pais estão elogiando apenas “atos incomuns de bondade”.
Como pais, nossos deveres são ensinar nossos filhos a serem empáticos e compassivos com os outros. As crianças aprendem pelo exemplo. Deixe-os testemunhar como são afortunados com o que têm em casa. Seja aberto com eles. Seja grato pelos pequenos atos que eles realizam e que não têm nada a ver com a escola ou o trabalho. Ajudar os outros não é apenas dar a eles a chance de serem adultos incríveis, mas remover o preconceito de intolerância e diferenças. Tudo começa em casa.
Deixe seu filho experimentar o mundo através de sua compaixão. Os pesquisadores dizem que “quase todas as crianças simpatizam e se preocupam com um pequeno círculo de familiares e amigos”.
Ensine seu filho a ser um bom ouvinte, interagir sem o uso de tecnologia, ter empatia com outras pessoas fora de sua família e não julgar ninguém com base em sua religião ou nacionalidade. Estamos em tempos cruciais da evolução humana, e esta nova geração pode mudar significativamente e mudar nosso mundo. Expor seu filho a diferentes culturas ajuda a desenvolver uma pessoa amorosa, gentil e feliz.
Você é responsável por ajudar a criar almas amorosas. Ajude-os a navegar neste mundo através da compaixão, amor e bondade.
Imagem de Capa: Canva
Por conta de sua praticidade e rapidez, a airfryer conquistou o coração de muitas pessoas.…
Se você trabalha em um escritório ou mesmo remotamente e tem um profundo amor pelo…
Quando se trata de dinheiro, muitos aprendem da pior maneira que boas decisões financeiras podem…
Recentemente, nas redes sociais, o famoso anúncio de Natal da Coca-Cola causou polêmica em 2024.…
As dores de cabeça podem surgir nos momentos mais inconvenientes, seja por estresse, mudanças no…
A maioria dos banheiros públicos retirou a opção de toalhas de papel para secar as…