Relacionamentos são frequentemente complexos, e a maioria dos casais tem os seus momentos de altos e baixos. Acontece com todo mundo – nem tudo é perfeito o tempo todo.
Enquanto pessoas com uma compreensão saudável dos relacionamentos, quando decidem cortar laços, deixam o relacionamento acabar — às vezes, até amigavelmente, mesmo que o fim do relacionamento seja triste.
Mas às vezes, as pessoas ficam em um relacionamento mesmo sabendo que não está funcionando. Permanecendo com alguém, não sabendo quando é hora de terminar e continua mesmo depois da data de expiração. Eles estão infelizes no relacionamento, mas continuam mesmo assim.
Uma das razões por alguém permanecer em um relacionamento que não é mais feliz ou saudável pode ser porque tem baixa autoestima. Desta forma, pode sentir que prefere sua infelicidade em um relacionamento, do que se sentir rejeitado.
Alguém que tem alta autoestima pode ver que vale mais do que um relacionamento que constantemente o deixa infeliz. Ele pode entender quando é hora de partir para sua própria saúde mental.
Pessoas que têm medo de ficar sozinhas têm muito mais probabilidade de permanecer em um relacionamento que não está funcionando ou que as está deixando infelizes.
Esse medo é forte o suficiente para estar acima de quaisquer outros sentimentos que eles possam ter em relação ao parceiro. Para eles, estar juntos e infelizes é muito melhor do que estar sozinhos e infelizes.
A única maneira de curar esse sentimento é aprender a encontrar a felicidade de dentro. Aprender a ficar sozinho e amar a si mesmo é a chave para vencer o medo da solidão que mantém as pessoas presas em situações infelizes.
Isso acontece com muita frequência. Muitas pessoas permanecem em relacionamentos doentios porque acreditam que as falhas do parceiro acabarão se resolvendo. No entanto, essa espera pode realmente não valer a pena.
As pessoas estão constantemente mudando, crescendo e se adaptando à vida. Mas, não é trabalho de outra pessoa esperar que essa mudança ocorra. Isso só trará ressentimento e infelicidade de ambos os parceiros. A melhor coisa a fazer é deixar seu parceiro encontrar essa mudança sozinho.
Isso geralmente acontece com mulheres para as quais seus parceiros são os únicos ou principais provedores da casa. O medo da instabilidade financeira nos dias de hoje não é totalmente infundado. No entanto, esse medo pode levar muitas pessoas a permanecerem em um relacionamento que há muito azedou.
A melhor maneira de vencer esse medo é ter recursos e um sistema de apoio de familiares e amigos dispostos a ajudar alguém que precisa deixar um relacionamento ruim. Planejadores financeiros também estão disponíveis para ajudar a fazer um plano para um futuro financeiro estável.
Filhos tornam um relacionamento ruim ainda mais complicado. Às vezes, tentar ficar juntos pelos filhos também não é a melhor coisa para eles, e não é a melhor coisa para nenhum dos parceiros.
Um ressentimento entre os pais muitas vezes afeta os filhos tanto quanto afeta os pais. Muitas vezes, a infelicidade e o abuso que um dos parceiros pode sofrer durante o relacionamento também são sofridos pelos filhos.
Permanecer em um relacionamento doentio só reforça para seus filhos que eles também devem suportar e sofrer quando não estiverem mais felizes. Dar os passos para deixar um relacionamento com filhos pode ser assustador e difícil, mas pode ser feito.
Pessoas que crescem em lares abusivos, geralmente são mais inclinadas a acreditar que o abuso que sofrem é normal. Este é um fator contribuinte para o motivo pelo qual uma pessoa permanece em um relacionamento que é ativamente prejudicial a ela.
Eles podem ser incapazes de reconhecer o que é ou não abuso, pois os aspectos prejudiciais de um relacionamento — ciúme, possessividade e até mesmo violência — se tornaram normais ao longo dos anos.
Pessoas que passam por isso podem precisar de ajuda para reconhecer como é um relacionamento saudável. Ser uma fonte de apoio para alguém que teve abuso normalizado para eles é um passo importante para ajudá-los a deixar seus parceiros.
Pessoas em relacionamentos ruins frequentemente comparam isso a outros relacionamentos doentios que parecem piores. Elas vão justificar para si mesmas o motivo de por que não estão indo embora, pensando: “bem, pelo menos ele não me bate”, ou “pelo menos ela não é violenta”.
Pessoas que fazem isso têm mais probabilidade de permanecer em um relacionamento muito além do tempo que qualquer outra pessoa com uma compreensão saudável de relacionamentos conseguiria.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Reprodução 20th Century Fox
Você masca chiclete frequentemente? Se sim, um novo estudo pode fazer você repensar esse hábito.…
Os desafios de ilusão de ótica são muito mais do que simples brincadeiras: eles exercitam…
Um psicólogo da região do Gama, Distrito Federal, foi preso recentemente pela Delegacia de Repressão…
Recentemente, em Salvador, uma professora particular de 65 anos sofreu uma agressão após cobrar a…
Se você é fã de filmes baseados em histórias reais, a Amazon Prime Video oferece…
O fim de um relacionamento nem sempre acontece de repente. A maioria das vezes, os…