Nos tempos modernos, em que se trabalha mais e muitos optam por aproveitar o tempo “livre” até tarde da noite assistindo a filmes e séries ou passando horas nas redes sociais, um aspecto essencial para uma vida saudável pode ser fortemente comprometido: o sono.
Um estudo publicado na Psychiatry Research analisou os hábitos de sono de quase 74 mil pessoas para descobrir o impacto que o horário em que se costuma dormir causa na saúde mental.
A pesquisa revelou que quem vai dormir tarde, especialmente após a 1h da manhã, tem uma probabilidade significativamente maior de sofrer de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.
Além disso, uma megaestudo realizado por cientistas da Universidade de Montana, EUA, mostrou que a falta de sono está associada a menos emoções positivas, como alegria e contentamento, e ao aumento dos sintomas de ansiedade.
Desta forma, o estudo revelou que dormir mal pode afetar negativamente a saúde mental, influenciando no funcionamento emocional, trazendo consequências para a saúde mental a longo prazo.
O trabalho mostra que esses efeitos negativos ocorrem mesmo quando a pessoa tem pequenas reduções no período de descanso, como deitar uma ou duas horas além do usual.
Estudos adicionais indicam que aproximadamente 30% da população adulta não tem um tempo de sono adequado, o que pode impactar negativamente a saúde e o bem-estar.
Imagem de Capa: Canva