Categories: Reflexão

Qual o seu pecado capital?

Segundo o cristianismo, há sete “pecados capitais”, que foram modificados, ou melhor, adaptados ao longo do tempo. Assim, atualmente, aceita-se a seguinte lista: vaidade; inveja; ira; preguiça; avareza; gula; luxúria.

Claro que, como seres humanos, “cometemos todos os pecados”, mas existe um deles em cada um de nós que é mentor de nossas ações, que rege nossa forma de ver o mundo e de agir diante dele. Um deles é nossa fraqueza, é o mais difícil de resistir – e como diz a Bíblia ” é o pecado que nos leva ao abismo”. Vale a pena observar o mundo e as pessoas que nos rodeiam sob essa ótica, não só para entendê-las, mas para facilitar nossas relações em casa, no trabalho – e o mais importante – para entender que somos todos iguais mesmo que em “pecados” diferentes.

Ser propenso a ataques de raiva diante das circunstâncias por exemplo é característica dos irados. A IRA é o pecado das pessoas inconformadas e às vezes passionais. Intensas no amor e na raiva, verdadeiros rojões que explodem e que em seguida não passam de estilhaço de papel queimado.

Qual será o pecado das pessoas compulsivas por comer, comprar ou limpar? A GULA é o pecado das pessoas obcecadas, que nunca estão satisfeitas e cujas vontades parecem não ter fim.

Onde podemos encaixar as mulheres que tem 40 cirurgias plásticas no currículo ou o executivo que faz tudo (tudo mesmo) para ser promovido e ovacionado? Só por VAIDADE…

Como chamamos as pessoas que vivem sempre descontentes e que se preocupam com a casa do vizinho, o carro do amigo e a viagem do parente distante? Pessoas incapazes de olhar para dentro, talvez com medo do que possam ver – se me permitem – a INVEJA é o pior dos males.

Conhece alguém que se nega a fazer qualquer coisa, que sempre tem a desculpa do tempo ruim, do supermercado cheio, da crise econômica e que diz sempre “ah o que eu vou fazer lá?”? Gente que não vive, por PREGUIÇA! Preguiçosos são, na verdade, pessoas com muito medo.

E gente que acorda de manhã para ler o jornal do vizinho? Que não consegue gostar de ninguém? Que lida com pessoas, com comida e com dinheiro da mesma forma. Gente que não sente e não vê prazer em nada porque vive com medo de “acabar”? Gente que sofre de AVAREZA.

A LUXÚRIA? Ah, em um país como o Brasil, não preciso dizer muito. O pecado do nosso país é a luxúria! A corrupção em todos os níveis e sentidos, a pouca roupa, o sexo como apelo – muita bunda, muita trepação, pouca vergonha na cara e pouco amor próprio. Por trás de toda luxúria há quase nada de autoestima.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Professora é criticada por ensinar regra de português sobre “obrigado” e “obrigada”

Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…

10 horas ago

Verdades chocantes sobre namorar um homem mais jovem que você

É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…

10 horas ago

O que é o “Divórcio Cinza” e por que ele está se tornando cada vez mais comum?

O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…

11 horas ago

Você sabe pra que serve esse botão no seu carro? Saiba quando e como usá-lo corretamente

Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…

11 horas ago

17 Segredos que as mulheres não querem que os homens saibam

As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…

11 horas ago

Médico alerta sobre “perigo silencioso” que pode indicar um sério problema de saúde

Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…

11 horas ago