Interessante

Quatro planetas alinhados no céu poderão ser vistos a olho nu em raro evento cósmico neste mês

O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com muita coisa acontecendo no espaço ao nosso redor da nossa Terra. E além disso, não será preciso nenhum equipamento ou tecnologia especializada para observar este espetáculo cósmico: o céu noturno terá algo incrível para todos nós observarmos a olho nu.

O evento raro é algo digno de ser visto, embora não seja a primeira vez que algo assim acontece.

Durante a maior parte de janeiro, quatro dos oito planetas do nosso sistema solar estarão visíveis se o céu estiver limpo o suficiente à noite, segundo o IFLScience. Se você for um dos astronautas presos na Estação Espacial Internacional, será possível ver 5 planetas se olhar para trás e ver o nosso glorioso planeta azul.

Como observar o alinhamento planetário

Então, se você é um amante de astronomia, eu aconselho que você vá até uma área rural – ou local com pouca luminosidade da cidade – em uma noite clara e olhe para cima. Assim, você conseguirá ver todos esses planetas.

Infelizmente, Mercúrio está do outro lado do Sol, então o planeta mais próximo da nossa estrela não estará visível. Mas o resto deles não será difícil ver: Vênus, Saturno, Júpiter e Marte se alinharão e ficarão visíveis para os observadores de oeste a leste, nessa ordem e em tamanhos variados.

Vênus e Júpiter serão os planetas mais brilhantes no céu, e encontrar o primeiro é fácil: basta olhar para o oeste após o pôr do sol e ele estará brilhando de volta para você.

Saturno é um planeta um pouco mais difícil de ser visto, pois é o mais distante dos quatro, embora você ainda possa vê-lo em áreas com poluição luminosa, desde que o céu esteja limpo.

Se você estiver perdido, encontre Vênus e vá até nossa Lua ou Júpiter no céu, e você encontrará o planeta com anéis mais próximo do nosso sistema. O melhor momento para visualizá-los será nos dias 17 e 18 de janeiro, quando ele compartilhará um “beijo cósmico” com Vênus antes de seguir para o Oeste, da perspectiva do nosso mundo.

Júpiter é fácil de encontrar, pois também é brilhante e visível após o pôr do sol no alto do domo celeste. É também o maior planeta do nosso sistema solar, então alguns diriam que é mais difícil não vê-lo. Marte é o planeta que estará mais a leste, com o planeta vermelho atingindo seu ponto mais brilhante em 16 de janeiro.

Reconhecer os planetas também é fácil. Obviamente, locais com menos luminosidade ajuda, mas eles podem ser encontrados na mesma linha seguida pela Lua e pelo Sol no céu — também conhecida como eclíptica.

Planetas, diferentemente de estrelas, não cintilam. Eles são como pequenos discos, e a luz que eles emitem não é curvada pela atmosfera, como a luz de muitas estrelas.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Gravações de ‘Vale-Tudo’ são canceladas após intensa polêmica entre Bella Campos e Cauã Reymond

As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…

2 dias ago

Caiu a máscara? Em meio a escândalos, Davi Brito pode ser preso após acusações graves

Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…

2 dias ago

5 Sinais de que você está dando acesso demais para alguém que não merece

Quando nos envolvemos com alguém, é comum ignorar algumas “red flags”. Dessa forma, você se…

3 dias ago

6 Signos do Zodíaco que possuem almas místicas e profundas (e que muitos não sabem)

Quando falamos em “bruxa”, a imagem que muitos ainda têm é a de uma figura…

3 dias ago

3 Sinais do tarô de que você está prestes a conhecer sua alma gêmea de verdade

Você sente que algo grande está prestes a acontecer na sua vida amorosa? Como se…

3 dias ago

Estudante de 13 anos engravida após participar de “jogo perigoso” levantando alerta sobre preocupante realidade entre jovens

Um caso envolvendo uma adolescente de 13 anos gerou um intenso debate ao trazer à…

3 dias ago