Interessante

Quatro planetas alinhados no céu poderão ser vistos a olho nu em raro evento cósmico neste mês

O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com muita coisa acontecendo no espaço ao nosso redor da nossa Terra. E além disso, não será preciso nenhum equipamento ou tecnologia especializada para observar este espetáculo cósmico: o céu noturno terá algo incrível para todos nós observarmos a olho nu.

O evento raro é algo digno de ser visto, embora não seja a primeira vez que algo assim acontece.

Durante a maior parte de janeiro, quatro dos oito planetas do nosso sistema solar estarão visíveis se o céu estiver limpo o suficiente à noite, segundo o IFLScience. Se você for um dos astronautas presos na Estação Espacial Internacional, será possível ver 5 planetas se olhar para trás e ver o nosso glorioso planeta azul.

Como observar o alinhamento planetário

Então, se você é um amante de astronomia, eu aconselho que você vá até uma área rural – ou local com pouca luminosidade da cidade – em uma noite clara e olhe para cima. Assim, você conseguirá ver todos esses planetas.

Infelizmente, Mercúrio está do outro lado do Sol, então o planeta mais próximo da nossa estrela não estará visível. Mas o resto deles não será difícil ver: Vênus, Saturno, Júpiter e Marte se alinharão e ficarão visíveis para os observadores de oeste a leste, nessa ordem e em tamanhos variados.

Vênus e Júpiter serão os planetas mais brilhantes no céu, e encontrar o primeiro é fácil: basta olhar para o oeste após o pôr do sol e ele estará brilhando de volta para você.

Saturno é um planeta um pouco mais difícil de ser visto, pois é o mais distante dos quatro, embora você ainda possa vê-lo em áreas com poluição luminosa, desde que o céu esteja limpo.

Se você estiver perdido, encontre Vênus e vá até nossa Lua ou Júpiter no céu, e você encontrará o planeta com anéis mais próximo do nosso sistema. O melhor momento para visualizá-los será nos dias 17 e 18 de janeiro, quando ele compartilhará um “beijo cósmico” com Vênus antes de seguir para o Oeste, da perspectiva do nosso mundo.

Júpiter é fácil de encontrar, pois também é brilhante e visível após o pôr do sol no alto do domo celeste. É também o maior planeta do nosso sistema solar, então alguns diriam que é mais difícil não vê-lo. Marte é o planeta que estará mais a leste, com o planeta vermelho atingindo seu ponto mais brilhante em 16 de janeiro.

Reconhecer os planetas também é fácil. Obviamente, locais com menos luminosidade ajuda, mas eles podem ser encontrados na mesma linha seguida pela Lua e pelo Sol no céu — também conhecida como eclíptica.

Planetas, diferentemente de estrelas, não cintilam. Eles são como pequenos discos, e a luz que eles emitem não é curvada pela atmosfera, como a luz de muitas estrelas.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Essa imagem dessas mulheres vem intrigando os internautas nas redes sociais: “Cadê as pernas?”

Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…

2 horas ago

Estes furos extras do tênis têm uma função incrível que vai mudar completamente sua corrida

Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…

2 horas ago

Você sabe o que significa o símbolo de “barco” no painel do carro? Cerca de 80% dos motoristas não sabem

Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…

2 horas ago

Piloto de apenas 7 anos morre após sofrer grave acidente de moto na Holanda

Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…

2 horas ago

Prefeito de cidade mineira proíbe funk em escolas para ‘preservar moral’ de alunos: “Cortar pela raiz”

A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…

4 horas ago

Fernanda Torres fica de fora do SAG Awards: Será o fim da sua corrida ao Oscar?

A renomada atriz brasileira Fernanda Torres, estrela do filme Ainda Estou Aqui, ficou de fora…

5 horas ago