Recentemente, no Saturday Night Live (SNL), a comediante e criadora da aclamada série “Abbott Elementary”, Quinta Brunson, criticou a popular série “Friends” por sua falta de diversidade.
Desse modo, Brunson destacou a ausência de personagens negros na icônica série e levantou uma questão discutida há anos no cenário televisivo.
Abbott Elementary, série que Brunson criou e estrela, se passa em uma escola pública de Filadélfia com maioria de alunos negros, contrastando fortemente com o cenário predominantemente branco de “Friends”.
Ela comentou sobre o processo de alcançar o sucesso na televisão, fazendo uma comparação irônica.
“Eu queria participar do SNL naquela época, mas o processo de audição parecia longo – então, em vez disso, criei meu próprio programa de TV. Garanti que ele se tornasse muito popular, ganhei vários Emmys e então fui convidada para apresentar. Muito mais fácil, muito mais fácil”, disse.
Brunson continuou a comparação entre os dois shows: “É um seriado de rede como, digamos, ‘Friends’. Exceto que, em vez de ser sobre um grupo de amigos, é sobre um grupo de professores. Em vez de Nova York, fica na Filadélfia e, em vez de não ter negros, tem.”
“Friends”, uma das séries mais populares e amadas da história da televisão, enfrenta críticas ao longo dos anos por sua falta de diversidade. Principalmente pela série se passar em Nova York, uma cidade conhecida por sua pluralidade cultural.
Por isso, a ausência de personagens negros ou de outras etnias relevantes no elenco principal levantou questões sobre a representação na mídia e o racismo sistêmico na indústria do entretenimento.
A cocriadora de “Friends”, Marta Kauffman, reconheceu em uma entrevista ao Los Angeles Times que demorou para compreender o impacto dessa falta de diversidade.
Dessa maneira, Kauffman admitiu ter internalizado o racismo sistêmico durante a criação do programa. Assim, influenciando a forma como os personagens e histórias foram construídos.
Contudo, Lisa Kudrow, que interpretou a icônica Phoebe Buffay, também abordou as críticas em entrevistas anteriores. Porém, defendeu o programa ao argumentar que a série refletia as experiências de seus criadores, que escreveram sobre suas vidas pós-faculdade.
Kudrow afirmou que a ausência de personagens negros não foi intencional, mas sim um reflexo das experiências pessoais dos roteiristas.
No entanto, “Friends” continuará sendo uma referência na cultura pop, as críticas de Brunson e de outros mostram que há espaço para evolução e para a criação de conteúdos mais representativos e inclusivos.
Portanto, a indústria do entretenimento tem a responsabilidade de refletir a diversidade de suas audiências, e programas como “Abbott Elementary” estão na vanguarda dessa mudança.
Imagem de Capa: Friends Brasil/Reprodução
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…