Interessante

Rapper Akon já levou energia elétrica para 28,8 milhões de africanos

O rapper americano-senegalês Aliaune Thiam, conhecido mundialmente como Akon, cresceu em uma cidade rural no Senegal e passou grande parte de sua infância sem eletricidade enfrentando os desafios de viver fora da rede, desde oportunidades limitadas de educação e carreira até questões de saúde e qualidade de vida.

Imagem: Instagram Akon

Segundo o Banco Mundial, em 2022, milhões de africanos ainda não têm acesso à eletricidade.

Entretanto, em 2014, o artista musical lançou o projeto “Akon Lighting Africa” para ajudar os africanos a ter acesso a energia sustentável e de baixo custo por meio da energia solar. O projeto de energia solar de Akon visa levar a tão necessária eletricidade a mais comunidades na África.

Akon fundou o projeto solar em parceria com dois cofundadores visionários, Thione Niang, um apaixonado ativista político senegalês, e Samba Bathily, um empresário de sucesso e CEO da empresa solar Solektra International.

A fundação acredita que devem ir além de doações, ele querem capacitar essas comunidades com “energia renovável acessível fornecida por profissionais africanos totalmente treinados, gerenciando projetos com fins lucrativos que trazem longevidade, geram empregos e constroem novas economias autossustentáveis”, relata o Guardian.

Só no primeiro ano, a Akon Lighting Africa trouxe energia solar para 14 nações africanas por meio de iluminação pública e painéis solares. O projeto tem feito uma diferença importante nas comunidades que atende, desde funcionamento de negócios até as crianças poderem estudar depois do anoitecer. Além disso, as taxas de criminalidade estão diminuindo devido à visibilidade que a iluminação pública movida a energia solar oferece.

Com a instalação de 1 milhão de postes movidos a energia solar em 480 comunidades em 16 nações e o estabelecimento de 1.200 microrredes solares e 5.500 oportunidades de trabalho, o projeto está a caminho de cumprir sua missão. Até 2020, a Akon Lighting Africa forneceu energia solar para 25 nações e cerca de 28,8 milhões de africanos necessitados.

Até 2030, o projeto de Akon tem o objetivo de fornecer eletricidade movida a energia solar para 250 milhões de pessoas em todo o continente africano.

Imagem de Capa: Instagram Akon

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Bigode feminino: Nova tendência que pode redefinir padrões de beleza das mulheres

Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…

20 horas ago

O significado oculto do emoji de “Bola 8”: Alerta para pais e responsáveis

Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…

20 horas ago

Como viajar no tempo usando o Google Maps: Volte ao passado com um clique

Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…

20 horas ago

Médico choca fãs ao explicar diagnóstico de Wesley Safadão: “Não há cura”

Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…

21 horas ago

Idosa de 76 anos fica arrasada ao perceber que deixou bilhete de loteria premiado de US$ 2,5 milhões dentro de jaqueta que doou

Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…

22 horas ago

Jovem de 14 anos impressiona ao desenvolver app capaz de detectar doenças cardíacas em apenas 7 segundos

Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…

22 horas ago