O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que impacta o comportamento, geralmente associada a inquietude, dificuldade de concentração e impulsividade.
Dessa forma, o TDAH normalmente é diagnosticado em crianças e adolescentes, porém, pode persistir na idade adulta, muitas vezes com sintomas mais sutis.
Portanto, esse artigo explora cinco sinais pouco conhecidos que podem indicar a presença de TDAH em adultos, oferecendo insights valiosos sobre uma condição que muitas vezes passa despercebida.
1. Inquietude constante
A sensação de inquietação, manifestada através de hábitos como bater os pés, tocar um lápis constantemente ou cruzar e descruzar as pernas repetidamente, pode ser um sinal pouco reconhecido de TDAH em adultos.
2. Mascarar com uma personalidade alegre
Outro sinal apontado por Lehmann é a tendência de mascarar o TDAH com uma “personalidade alegre”. Muitas vezes, indivíduos com TDAH podem esconder seus sintomas por trás de uma fachada animada ao interagir com os outros.
3. Confiança superficial e ansiedade interna
Sentir-se confiante externamente, mas experimentar ansiedade interna profunda é um aspecto muitas vezes subestimado do TDAH em adultos. Desse modo, a desconexão entre a aparência externa e o estado emocional interno pode ser reveladora.
4. Dificuldades organizacionais e de gestão do tempo
Sintomas relacionados à organização e gestão do tempo também podem ser indicativos de TDAH em adultos. Portanto, problemas em seguir instruções, concluir tarefas e lidar com o estresse podem estar associados a esse transtorno.
5. Sensação de zona e preguiça percebida
Experiências frequentes de “zoneamento” e a sensação de preguiça constante são características adicionais destacadas. Esses sinais podem apontar para a presença subjacente do TDAH em adultos
Imagem de Capa: Reprodução